A SpaceX conta já com cerca de 4 mil satélites na órbita baixa da Terra a fornecer internet através do serviço Starlink. Recentemente foram lançados mais 21 satélites. Veja o momento.
Satélites da Starlink de nova geração: V2 Mini e V2
A Space X lançou esta noite um novo pack de satélites da Starlink de nova geração. O lançamento foi feito a partir da Florida, nos Estados Unidos. As imagens mostram o foguete Falcon 9 a descolar para uma órbita de 370 quilómetros de altitude. Os 21 satélites que transporta são quatro vezes mais rápidos a fornecer internet de banda larga.
A segunda geração de satélites Starlink inclui os V2 Mini e os V2 (normais).
“Os V2 Mini para a rede Starlink são menores que os satélites V2 (daí o nome), mas não se deixe enganar pelo nome”, disse a SpaceX num comunicado enviado à Ars Technica. “Os V2 Mini incluem antenas de matriz graduada mais avançadas e usam a banda E para backhaul, o que permitirá que o Starlink forneça até 4x mais capacidade por satélite do que as versões anteriores.”
A SpaceX não revelou a quantidade de dados que cada satélite V2 Mini da rede Starlink pode fornecer. No entanto, a título de comparação, os satélites de primeira geração foram projetados para uma capacidade total de downlink de 17 a 23 Gbps por satélite.
A Comissão Federal de Comunicações concedeu recentemente à SpaceX a aprovação para lançar 7.500 dos seus 30.000 satélites de segunda geração que estão planeados.