Pplware

SpaceX apresentou o novo fato espacial do futuro

Desde há vários anos que a NASA procura encontrar substitutos para os fatos espaciais que estão, atualmente, em utilização.

A SpaceX apresentou, na semana passada, um modelo novo dos fatos dos astronautas que serão usados nas missões que terão a marca de Elon Musk.


A SpaceX foi umas das empresas escolhidas e contratadas pela NASA para criar a próxima geração dos vaivém espaciais tripulados. As cápsulas Dragon Crew, como foram batizadas, serão criadas e fabricadas pela empresa fundada pelo milionário Elon Musk.

Com a adjudicação desta importante criação, a empresa de Musk aproveitou para redesenhar os fatos que serão usados pelos astronautas. O modelo foi apresentado nesta quarta-feira.

“A primeira fotografia da roupa espacial da SpaceX”, apresentou Musk no Instagram. “Vale notar que ela realmente funciona, não é uma maquete. Já foi testada para pressão no vácuo. Foi incrivelmente difícil balancear a estética e a função”.

Apesar das dificuldades, o design é revolucionário em relação aos fatos atuais. O traje é projetado para ser utilizado durante o transporte em direção à Estação Espacial Internacional, para o caso de a cápsula sofrer despressurização, mas não para as caminhadas espaciais.

 

Atuais fatos pesam 130 kgs

Para termos uma ideia, os fatos atuais, de cor laranja que são usados durante a descolagem e o retorno à Terra, pesam 32 kg. Já o branco, usado para atividades fora do vaivém espacial (EVA) pesa 130 kg.

Assim, nas missões fora do vaivém espacial, o equipamento usado continua a ser o antigo EMU (Unidade de Mobilidade Extraveicular, na sigla em inglês) criado em 1981 para o programa dos vaivém espaciais.

A agência espacial americana tem três projetos em andamento para substituição dos fatos atuais, mas existe uma preocupação pelo facto destes não estarem a ser desenvolvidos na velocidade necessária.

 

Sabia que o fato EMU custa entre 10 a 15 milhões de dólares?

Uma curiosidade: Para conceber um fato destes do zero, desenhar e produzir, o custo ronda os 300 a 500 milhões de dólares, e para replicar esse mesmo fato, estima-se que o valor seja entre 10 a 15 milhões de dólares.

 

Cada fato EMU possui dois rádios UHF, dois sistemas de oxigénio, sistemas de pressurização, de aquecimento, de refrigeração, de alarme, proteção contra radiação, contra micrometeoros, entre outros itens, como as ferramentas para a atividade fora do vaivém espacial ou da estação espacial.

Tem luzes (para o caso de estar fora do alcance do Sol) e um sistema de resgate para o caso de o astronauta se soltar da estrutura, para não se perder no espaço.

Clique na imagem para ver a evolução dos fatos espaciais

Depois de vários incidentes com estes fatos, onde foram detetados rasgos que poderiam comprometer a vida do astronauta, foi realizada este ano uma auditoria que apontou vários problemas assim como estes fatos poderão acabar antes da próxima geração entrar em operação.

A SpaceX transporta veículos de carga para a Estação Espacial Internacional desde 2014, mas ainda não lançou uma missão tripulada. A primeira está programada para junho do ano que vem. A empresa também planeia enviar dois turistas para uma volta em torno da Lua.

A nível de valor, estima-se que estes fatos custem entre 300 e 500 milhões de dólares.

Exit mobile version