Pplware

SOs móveis: iOS 7 com 90% de adopção, KitKat apenas com 10%

Os lançamentos de novas versões dos sistemas operativos trazem sempre novidades que os utilizadores querem testar e ter à sua disposição. Infelizmente estas actualizações nem sempre são possíveis, deixando os utilizadores frustrados com os seus dispositivos desactualizados e por vezes expostos a problemas.

Segundo valores agora apresentados, a penetração das novas versões dos principais sistemas operativos móveis apresenta valores completamente dispares, mas coincidentes com as políticas de cada fabricante.

Os números que agora vieram a público, disponibilizados pela Mixpanel, empresa que se dedica à recolha e processamento de dados estatísticos e analíticos das plataformas móveis, mostram que a diferença entre as taxas de actualização dos dispositivos Apple e Android para as mais recentes versões é abismal e completamente inversa.

Segundo os dados apresentados, a instalação da versão 7 do iOS nos dispositivos móveis da Apple, que contempla as últimas versões lançadas, é de quase 90%, contrastando com os aproximados 10% de instalação da versão KitKat (4.4) nos dispositivos Android.

As causas para esta diferença de valores tão grande é conhecida e assenta principalmente na fragmentação do sistema operativo Android por uma vasta plataforma de dispositivos, ficando a cargo dos fabricantes a responsabilidade de criar as actualizações necessárias.

A Apple, por outro lado, tem um controlo total sobre as plataformas onde o seu sistema operativo corre, o que garante uma muito maior taxa de sucesso de actualizações.

Esta realidade tem vários pontos positivos para o iOS. Qualquer programador que crie aplicações para esta plataforma tem a garantia de que as suas aplicações são mais transversais aos dispositivos e não tem de se preocupar em criar ou adaptar as suas aplicações para um grupo elevado de versões do sistema operativo.

No caso do Android os programadores têm duas hipóteses. Ou limitam as versões suportadas, diminuindo o seu público, ou criam versões adaptadas a cada versão do Android.

Na perspectiva dos utilizadores, estes conseguem um grau de satisfação maior ao terem sempre disponíveis as mais recentes versões do sistema operativo para os seus dispositivos, mesmo que estes tenham já alguns anos de utilização.

Esta situação não acontece no caso do Android, que tem nos fabricantes a responsabilidade de criar as versões para cada equipamento. Na maioria dos casos estas actualizações/versões acabam por não surgir ou quando surgem têm um desfasamento temporal grande.

Olhando de forma particular para o iOS, desde que a versão 7.1 foi lançada, no dia 10 de Março, esta representa já o maior número de acessos, com mais de 30%, ultrapassando por pouco a versão anterior, a 7.0.6, que apresenta 28%.

As restantes versões têm uma expressão mínima, com excepção da 7.0.4, com 18%, o que mostra a apetência dos utilizadores pelas versões mais recentes.

Este resultado mostra que os utilizadores do iOS se apressaram a actualizar os seus dispositivos e que não necessitaram de esperar para o poderem fazer. Esta é sem dúvida uma vantagem do ecossistema Apple.

[iOS]

Os números apresentados pela Mixpanel vêm confirmar uma realidade que todos já conhecem. O iOS tem uma muito maior taxa de aceitação e de instalação que o Android, muito por culpa da fragmentação e da não existência de actualizações disponíveis para os equipamentos.

Exit mobile version