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Sony – os lucros vêm da PlayStation, os prejuízos dos smartphones Sony Xperia

A Sony revelou agora os resultados financeiros alusivos ao terceiro trimestre do seu ano fiscal, compreendendo os três últimos meses do ano civil de 2018. Aqui, vemos os smartphones Sony Xperia a gerar prejuízo e a PlayStation, lucro.

O cenário não é propriamente inédito, bem longe disso. Contudo, os valores de que agora nos inteiramos são verdadeiramente avassaladores e merecem ser tidos em consideração.


Primeiramente, o ano fiscal da Sony não coincide com o ano civil, motivo pelo qual nos estaremos a referir ao terceiro trimestre. Período que corresponde ao último trimestre de 2018, portanto, aos meses de outubro, novembro e dezembro.

A PlayStation continua a ser o filho pródigo da Sony

No seu relatório temos uma primeira nota, extremamente positiva, sobre os resultados da sua consola, a PlayStation. Toda a sua divisão dedicada aos jogos obteve uma excelente prestação, tal como a marca já havia feito saber durante o CES 2019.

A sua consola já vendeu mais de 90 milhões de unidades. Aliás, na nota aos investidores a Sony precisou um total de 91,6 milhões de consolas espalhadas pelo mundo até dia 31 de dezembro de 2018.

A marca revela ainda que durante a quadra natalícia, entre outubro a dezembro de 2018, foram vendidas mais de 8 milhões de consolas. Uma pequena queda face aos 9 milhões de consolas vendidas no período homólogo de 2017.

Valores muito respeitáveis para a PlayStation 4, sobretudo quando já existem alguns rumores em torno da sua sucessora. Contudo, para já os detalhes sobre a PlayStation 5 são marcadamente incertos e especulativos.

Por conseguinte, a prestação desta divisão eclipsou os outros ramos de atividade, especialmente o dos smartphones. No geral, a Sony registou lucros de 3,5 mil milhões de dólares durante o trimestre em análise. As receitas rondaram os 22 mil milhões de dólares.

A maioria dos lucros e receitas devem-se à PlayStation

Aqui, o departamento da PlayStation foi responsável por 670 milhões de dólares em lucros e 7,9 mil milhões de dólares em receitas. As vendas da PlayStation foram, novamente, a sua maior fonte de receita e lucro.

A marca refere ainda que, apesar de o preço de venda da PlayStation estar mais baixo, devido aos descontos aplicados na quadra natalícia, a marca vendeu cerca de 25% mais jogos. Neutralizando assim os descontos aplicados à consola.

Entretanto, o serviço PlayStation Plus registou um máximo histórico de popularidade. A gigante nipónica cita 36,3 milhões de assinantes deste seu serviço que aqui temos acompanhado, no Pplware.

Ainda assim, e apesar de continuar a ser uma das “galinha dos ovos de ouro”, foi todo o departamento musical quem mais lucros trouxe. A marca salienta um “boom” que trouxe proveitos consideráveis à empresa.

No lado oposto da moeda temos, mais uma vez, os smartphones Sony Xperia a trazerem prejuízos à marca. Trimestre após trimestre, o departamento de smartphones e dispositivos móveis da gigante nipónica continua a ser fonte de preocupações.

O reiterado descalabre nos smartphones Sony Xperia

Os prejuízos na divisão mobile ascenderam aos 142 milhões de dólares durante os últimos três meses de 2018. Contudo, o número de smartphones vendidos foi melhor que nos dois trimestres anteriores. Ainda assim, não pode ser considerado um sinal definitivo de recuperação.

Neste momento o seu topo de gama é o Sony Xperia XZ3, um dispositivo que já aqui analisamos no Pplware, com todo o detalhe. Este smartphone vendeu mais e melhor do que os seus antecessores, mas não o suficiente para evitar novas perdas.

A empresa aponta uma quebra na procura pelos seus smartphones Sony Xperia no seu mercado natal, nos restantes mercados asiáticos, na Europa e também na América Latina. A única benesse foi o aumento do volume de vendas.

No seu relatório, a marca publicou também as suas estimativas para o próximo trimestre e, mais uma vez, conta com novas perdas neste setor.

A Sony aponta ainda a boa prestação do seu setor de semicondutores e respetivos lucros. O departamento responsável pela produção de sensores fotográficos para smartphones, entre outras aplicações e produtos.

Contudo, também este departamento registou uma quebra no volume de componentes vendidos. A marca salienta aqui, como uma das causas, o abrandamento do mercado global de smartphones.

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