Stephen Hawking é uma das mentes mais extraordinárias que o mundo conhece. Físico teórico, é um dos mais consagrados cientistas da actualidade. Contudo, Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença rara, degenerativa, que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais. Incapacitado de falar, comunica através de software e hardware onde os olhos são a ponte entre ele e o sistema.
Este software e hardware serão agora disponibilizados ao público para que, as mais de 3 milhões de pessoas que sofrem desta doença em todo o mundo, possam comunicar mais facilmente.
Este projecto começou com a intenção de trazer a Stephen uma ajuda preciosa para comunicar, capacidade que a doença destruiu.
Assim, a empresa norte-americana Intel tem vindo a trabalhar em conjunto com a empresa britânica SwiftKey, num sistema de cadeiras de rodas informatizado que ajuda Stephen nas tarefas do seu dia-a-dia, sobretudo através do seu software de voz que actualmente permite que Stephen se comunique com outras pessoas.
Agora, a empresa norte-americana pretende disponibilizar gratuitamente este software para todo o mundo, contudo a empresa alerta que esta tecnologia terá de ser adaptada às necessidades de cada utilizador.
Ao fazer com que esta tecnologia fique disponível livremente, ela tem o potencial de melhorar significativamente a vida das pessoas com deficiência um pouco por todo o mundo. Sem isso, eu não seria capaz de falar consigo hoje.
Hawking, através da voz robótica do seu computador
Nesta passada terça-feira realizou-se, em Londres, uma conferência organizada pela Intel onde a empresa norte-americana anunciou que iria lançar, de forma gratuita, o mesmo software que actualmente é utilizado por Hawking. Sem avançar qualquer data de lançamento oficial, o software deverá ficar disponível on-line a qualquer momento e terá como objectivo ajudar milhões de pessoas que, assim como Hawking, sofrem desta doença.
Como já referimos anteriormente, este software tem vindo a ser desenvolvido nos últimos três anos, período de muito trabalho e muita investigação que tem dado frutos pois, com esta técnica, a Intel conseguiu reduzir o número de movimentos necessários para soletrar cada palavra.
Caso tenham curiosidade para saber mais sobre a vida de Stephen Hawking, podem visualizar o mais recente filme realizado sobre a sua vida, The Theory of Everything.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM