“Exames Sem Papel” constitui uma importante iniciativa do Ministério da Saúde e visa, através da utilização de múltiplas plataformas de serviços centrais, desmaterializar os processos de requisição, efetivação e faturação de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), bem como assegurar que toda a informação relativa à prestação dos mesmos acompanha o utente em suporte digital.
Esta nova funcionalidade foi anunciada no início de agosto e está agora disponível na Área do Cidadão do Portal SNS.
Cada vez mais o papel tem vindo a ser abandonado em vários serviços dando espaço às soluções digitais. Relativamente à área da saúde, há muitos serviços onde o papel já não se usa e cada vez mais os utentes têm a informação comodamente em digital.
Exames Sem Papel visa reduzir o desperdício, assegurando que:
- Todos os exames prescritos são armazenados centralmente numa base de dados central nacional;
- As Entidades acedem à Base de Dados Central Nacional para aceder a uma determinada prescrição e registar qualquer procedimento efetuado;
- Os resultados dos exames de diagnósticos são disponibilizados a todos os médicos e utentes, através do Registo de Saúde Eletrónico;
- Interações com a base de dados central nacional aciona notificações para o paciente e para o médico de família;
- A faturação dos prestadores para o SNS é efetuada por via eletrónica;
- Todos os exames fornecidos devem ser feitos para ter um contrato entre os prestadores de serviços assinados e com SLAs específicos em vigor.
Quando os resultados são disponibilizados na Área do Cidadão, o utente recebe um e-mail de alerta, no entanto, tal ação só é possível se o utente estiver devidamente registado na Área do Cidadão do Portal SNS.
A Lista de Prestadores Convencionados que já aderiram ao projeto poderá ser consultada aqui