Pplware

Portal da Saúde: Acesso só com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital

É já a partir da próxima segunda-feira (20/5) que o acesso ao Portal do Serviço Nacional de Saúde só passará a ser possível com autenticação do Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

Este será o primeiro serviço público a condicionar a sua plataforma digital a estes métodos de autenticação.


O anúncio foi feito pela ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, numa sessão de apresentação do “Simplex+ Chave Móvel Digital na Saúde”, que decorreu em Lisboa.

De acordo com a Ministra, a generalização da medida permitirá que nas relações contratuais, nas relações com os serviços públicos, este elemento de certificação possa ser feito no telemóvel, no ‘tablet’, no computador em qualquer circunstância sem necessitar de nenhum elemento adicional.

Marta Temido, ministra da Saúde, afirmou que a importância da chave móvel digital consiste na segurança do utente. A ministra defendeu que “Há um longo caminho percorrido que se prende sobretudo com a questão da receita eletrónica, que é talvez uma das marcas mais conhecidas no que respeita à simplificação de processos e a digitalização na área da saúde”.

Mas também há outros serviços como o ‘eBoletim de vacinas’ ou Nascer Cidadão, que permite registar os recém-nascidos imediatamente no próprio hospital ou maternidade logo após o nascimento, entre outros serviços, que permitem facilitar a vida das pessoas que precisam de utilizar o Serviço Nacional de Saúde, mas também a vida das empresas, disse Marta Temido.

O Programa Simplex Saúde (2016, 2017, 2018) englobou o desenvolvimento de 72 medidas de simplificação e modernização, revela a agência Lusa.

Exit mobile version