Pplware

SMS da MEO já originou várias denúncias na DECO

Nos últimos dias os clientes da MEO receberam uma SMS que informa que o cliente “ganhou” 2GB adicionais de Internet Grátis até ao final de agosto, como prémio pela sua preferência (supostamente pela operadora). Aparentemente parece uma boa notícia, só que, neste caso, o cliente terá de estar atento para depois de rescindir este serviço.

A DECO informou que tem recebido várias denúncias relativamente a este assunto e considera esta campanha ilegal.


A MEO enviou uma SMS aos seus clientes a oferecer 2GB de Internet adicional pela preferência destes pela operadora. Segundo a informação, após o dia 31 de agosto, os clientes podem manter os 2GB extra com desconto garantido de 60% (apenas 3,98 Eur/mes), por todos os cartões do pacote e durante 24 meses. Até aqui tudo bem, mas, na SMS, é referido que “se preferir não beneficiar destas vantagens, ligue grátis 800200023”. Ora isto significa que terá de ser o cliente a rescindir um serviço que nem sequer subscreveu.

Em declarações à Lusa, Ana Sofia Ferreira, da associação de defesa do consumidor, revelou que nos últimos dias a DECO tem recebido dezenas de contactos e queixas a propósito da SMS enviada pela Meo.

Ana Sofia Ferreira explicou ainda que a lei proíbe “claramente” às operadoras a cobrança de qualquer serviço não solicitado e que a ausência de resposta do consumidor não vale como consentimento, pelo que a Meo não pode, a partir de 31 de agosto, cobrar 3,98 euros por um serviço que os clientes não pediram, mesmo se estes não o cancelarem entretanto.

A Deco diz ter já enviado uma denúncia desta situação à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), solicitando sanções para a operadora MEO e que corrija tal campanha.

Como desativar o serviço?

Ao contrário do que se pensa, em que provavelmente será necessário falar com um operador da MEO para nos cancelar o serviço, todo o processo de desativação do serviço é automático. Tal como é referido na mensagem, basta ligar grátis 800200023… Tecla 1 e outra vez tecla 1 e passado uns segundos o cliente recebe a respetiva mensagem de desativação. É fácil e rápido!

Se há uma oferta de 2GB adicionais, a custo zero, até ao dia 31 de agosto, nada melhor que aproveitar essa oferta. No dia 31 de agosto logo avalia se quer continuar (crie um lembrete) ou então desativar (como descrito em cima) este serviço.

Exit mobile version