Pplware

Smart Home alerta autoridades para agressão doméstica

Os dispositivos Smart Home, como o Google Home ou Amazon Echo, dois modelos já no mercado, têm cada vez mais presença nos lares dos americanos e estão a atrair mais pessoas por este mundo fora. Estes equipamentos são “ouvidos” electrónicos prontos a cumprir ordens.

Os sistemas, ligados à Internet, possuem algumas capacidades, entre elas a de solicitar ajuda em caso de emergência. No domingo passado nos Estados Unidos, um dispositivo destes chamou a polícia e impediu um caso de violência doméstica que poderia ter acabado em tragédia.


Eduardo Barros estava sentado em casa com a sua namorada e a sua filha na noite deste domingo numa residência em Tijeras, no estado norte-americano do Novo México. O casal começou a discutir até chegar ao ponto do confronto físico, segundo informações de Felicia Romero, porta-voz do Departamento do Sheriff do condado de Bernalillo.

O homem supostamente empunhou uma arma de fogo e ameaçou matar a namorada, perguntando-lhe: “Did you call the sheriffs?” (chamaste a polícia?). Os dispositivos Smart Home, que têm a sensibilidade de ouvir o que se passa à sua volta, interpretar comandos e avaliar ordens, entenderam que estava a ser dada uma ordem para ser contactado o sistema de emergência 911 (serviço de emergência norte-americano), conforme referiu a porta-voz do Departamento do Sheriff.

A partir daquele momento, o sistema de emergência recebeu a chamada do Smart Home e encaminhou a ocorrência para as autoridades que fizeram deslocar à habitação em causa uma brigada SWAT, o batalhão de operações especiais da polícia local, acabando dessa forma por interromper o caso de violência. Eduardo Barros foi preso por agressão e pelo uso de arma de fogo como forma de intimidação.

Foi o próprio Eduardo Barros que explicou às autoridades como estava ligado o seu smart speaker e como este se envolveu no caso, podendo ter sido quem “salvou” a namorada e a sua filha de uma desgraça. Segundo as autoridades o cenário mostrava uma situação onde o final poderia ter acabado mal, não fosse a ativação acidental do smart speaker, que “possivelmente salvou vidas”, conforme foi reportado pela ABC News.

 

Leia também

Exit mobile version