O Skype é a principal plataforma de comunicações da Microsoft. Depois da sua compra conseguiu conquistar espaço e ofuscar tudo o que a empresa tinha.
Mas este cliente de IM tem actualmente uma lacuna. Se é activamente desenvolvido para a maioria das plataformas, no Linux foi simplesmente abandonado. Mas a Microsoft anunciou para a próxima semana novidades excitantes e importantes para a versão Linux do Skype.
A principal queixa dos utilizadores da versão Linux do Skype está mesmo no facto da Microsoft simplesmente ter abandonado esta versão. Parada no tempo desde 2014, não acompanhou todas as novidades que foram surgindo para Windows, Mac e restantes sistemas operativos móveis.
Sendo uma versão de 2014, não teve acesso às actualizações de segurança e até às novas funcionalidades que foram surgindo. Está congelada na versão 4.3, sem qualquer futuro de evolução à vista.
Mas a Microsoft tem algo novo preparado para esta plataforma e está a preparar-se para o anunciar. O blog do Skype revela que no próximo dia 14, pelas 16 horas (15 horas GMT), será realizada uma sessão de Q&A (Perguntas e Respostas), onde está preparada a apresentação de novidades para o Skype Linux.
As novidades do Skype para Linux
Não existe qualquer informação sobre o que poderá estar prestes a surgir, mas existem dois cenários possíveis. Um deles é que surja uma nova versão do Skype para Linux, completamente redesenhada e com todas as novidades disponíveis incorporadas.
A segunda possibilidade, provavelmente a mais lógica, levará ao fim desta versão Linux, direcionando os utilizadores para a versão Web do Skype, onde a Microsoft adicionou recentemente o suporte para chamadas vídeo nos ChromeBooks e no Linux.
A postura da Microsoft em relação ao Linux tem estado a mudar de forma dramática. Se até há pouco tempo era uma plataforma concorrente, é agora um lugar onde a empresa encontra oportunidades de negócio e muitas parcerias. Estas novidades do Skype podem mostrar isso mesmo, uma abordagem mais dirigida aos utilizadores do Linux e às suas necessidade de ferramentas Microsoft nesta plataforma.