Pplware

Skype já está disponível no Office Online

As ferramentas de trabalho colaborativo estão cada vez mais integradas e com funções que ultrapassam a simples criação de texto ou de outros documentos. Permitem que possamos deixar comentários ou notas para consulta futura e até que seja realizada uma conversação em tempo real.

A Microsoft, com o seu Office Online, acaba de dar aos utilizadores esta última novidade. Agora é possível conversar em tempo real com os colaboradores dos documentos através do Skype.

A suite de produtividade da Microsoft nos últimos anos tem-se adaptado às novas realidades exigidas pelos utilizadores. Deixou de estar presa ao desktop e tem conseguido mover-se para outras plataformas e para outros contextos.

A mais recente novidade que lhe foi dada vem dotá-la de uma funcionalidade há muito pedida. Existe agora a capacidade de ter conversas em tempo real com outros colaboradores com quem estejamos a criar um documento.

A funcionalidade de chat em tempo real está a ser fornecida pelo Skype, que está já a fornecer um serviço similar dentro do serviço de email Outlook.com.

Para já, esta capacidade está limitada apenas às versões online do Word e do PowerPoint, devendo ser em breve alargada aos restantes produtos.

Por usar o Skype e para dar aos utilizadores do Office Online esta funcionalidade, passa a ser possível continuar as conversas fora desta plataforma, usando para isso os diferentes clientes disponíveis.

Esta capacidade está já disponível no Office Online e pode ser já usada por todos. Basta estar num documento partilhado e carregar no botão de chat.

Estes pormenores mostram que a Microsoft está a investir muito nas suas plataformas Web e que pretende, para futuro, fazer delas a ponte para todos os serviços que tem nos desktops, garantindo uma transição sem sobressaltos e sem que o utilizador necessite de se adaptar.

São funções similares às que outros serviços idênticos oferecem, mas que colocam o Office Online no mesmo patamar da concorrência em termos de ofertas e de funções.


Homepage: Office Online

Exit mobile version