Os dias não correm de feição à chinesa Lenovo. Depois de ter sido detectado software malicioso nos computadores da marca, patrocinado pela própria, numa espécie de “controlo” sobre o que o utilizador deveria ver de publicidade, agora vê o seu site atacado, e de uma forma que faz lembrar as partidas apenas para “trollar” a gigante asiática.
O grupo de hackers Lizard Squad, alegadamente tomou conta do site da Lenovo, durante algum tempo, publicando o que parece ser um hacker vestido para uma “peça musical da escola secundária”, como relata o The Next Web. Há um “desleixo” propositado nos slides de imagens, como se fosse uma provocação de “trollar” com a própria marca.
Este tratamento bizarro dado ao ataque não é de certeza o que a Lenovo mais queria, volta a trazer ao mundo uma imagem de pouca segurança, um aligeirar das medidas de protecção, logo após uma semana negra, à conta do Superfish.
Quando o slideshow era clicado, o utilizador era redireccionado para a conta do Twitter dos Lizard Squad. Os hackers ainda colocaram uma nota no site, onde se pôde ler “the new and improved rebranded Lenovo website featuring Ryan King and Rory Andrew Godfrey”, uma “assinatura” dos autores. Ryan King e Rory Andrew Godfrey foram posteriormente identificados como membros de Lizard Squad.
There's your problem, @lenovo. pic.twitter.com/H4uIstGnoe
— Jonathan Zdziarski (@JZdziarski) 25 fevereiro 2015
O ataque parece ser um sequestro de DNS que redireccionava o tráfego para Cloudflare, em vez de enviar para os próprios servidores da Lenovo, tal como já está actualmente a acontecer.
Esta atitude parece ser uma retaliação. Lembre-se que no final de 2014, algumas empresas estiveram a braços com prejuízos enormes ao nível financeiro e de imagem, devido a contendas com os hackers.
Actualização
A empresa já reagiu e emitiu a seguinte declaração:
Infelizmente, a Lenovo foi vítima de um ataque informático. Um dos efeitos deste ataque foi o redireccionamento do tráfego do website da Lenovo. Estamos a lidar com a situação, investigando ativamente esta ocorrência, e já reactivámos algumas funcionalidades do lado público do website.
Lamentamos qualquer inconveniente que os nossos utilizadores poderão ter, caso não consigam aceder nesta fase a parte do nosso site. Estamos a rever a nossa estrutura de segurança e iremos tomar os passos apropriados para reforçar o nosso site e proteger a integridade das informações e a experiência de utilização do mesmo.
A Lenovo está a trabalhar com os seus parceiros para resolver esta situação e irá fornecer mais informações assim que estejam disponíveis.