O sistema de navegação por satélite da Europa, Galileo, sofreu uma grande interrupção nos últimos dias. O problema é apontado como um “incidente técnico relacionado com a sua infraestrutura terrestre”.
Ao que parece, a interrupção ainda prevalece. Assim sendo, os smartphones e outros dispositivos que faziam ligação a este satélite para as suas navegações, estão condicionados ao GPS, Glonass e Beidou.
Galileo: Incidente técnico interrompe serviço
Desde sexta-feira passada que o sistema de navegação por satélite Galileo está parado. Um incidente técnico na infraestrutura terrestre é apontado como a causa desta interrupção do serviço.
Tal interrupção implica que todos os recetores, nomeadamente os mais recentes smartphones do mercado, não recebam informações de posicionamento deste satélite.
Assim, graças ao suporte de outros satélites, estes dispositivos estarão a receber na Europa, essencialmente informações do sistema americano GPS. Podendo também receber informações do sistema russo, Glonass, ou chinês, Beidou, que não apresentam nenhuma problema.
O alerta
Uma vez que este sistema ainda se encontra em fase de implementação é natural que alguns problemas surjam. Além disso, é também expectável que os utilizadores não detetem problemas durante a navegação.
Este bloqueio de serviço seguiu-se na sequência da emissão de uma notificação, na passada quinta-feira, por parte da European GNSS Agency (GSA). A agência referia que a informação recebida do Galileo poderia não ser confiável. Depois disso, o serviço foi bloqueado.
Segundo a agência, estão já a ser feitos esforços para recuperar o serviço o mais rapidamente possível. Além disso, numa atualização recente, é referido que alguns serviços não estão a ser afetados. Nomeadamente o serviço SAR que é utilizado para localizar e ajudar pessoas em situações de perigo.