A investigação que é feita em Portugal tem dado cartas em várias áreas. A mais recente chega dos Investigadores do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, no Porto, que desenvolveram um sistema capaz de medir fendas e defeitos das estruturas metálicas de aviões e carros.
Com base nessa informação é possível prever o tempo de vida dos materiais.
A equipa do Porto desenvolveu um sistema que, através de uma câmara e “condições de iluminação muito favoráveis”, permite que as fendas ou defeitos dos materiais sejam rapidamente detetados.
O objetivo é antecipar o número de ciclos de carga a que os materiais podem ser sujeitos até falharem e saber qual o seu tempo de vida estimado.
Em entrevista à agência Lusa, Paulo Tavares, um dos investigadores envolvidos na criação da tecnologia, explicou que o sistema desenvolvido “reduz o processo de avaliação” dos materiais e estruturas metálicas que compõem, por exemplo, carros e aviões, tornando todo o processo “mais automático”.
Para testar os materiais e ter uma previsão da sua ‘vida’, sujeitamos as estruturas a ensaios mecânicos, em que o material é testado com frequência elevada”, disse, adiantando que este tipo de ensaios são “vulgares” para empresas como a Airbus.
Um avião quando descola e aterra tem um ciclo de carregamento e descarregamento, ou seja, um ciclo de fadiga, mas existem outros processos, por exemplo, um automóvel sofre fadiga cada vez que se trava, acelera ou esforça determinado material.
Paulo Tavares