Pplware

Shadow Brokers revelaram ferramentas de hacking da NSA

Tudo o que seja relacionado com a NSA e com o espiar dos utilizadores da Internet parece ter, nos últimos tempos, um interesse elevado. Esta curiosidade faz sentido, depois de tudo o que tem vindo a público.

Depois de terem tentado vender, sem sucesso, a informação que, alegadamente, roubaram à NSA, o grupo Shadow Brokers revelou a palavra-passe que tornou pública as ferramentas de hacking da NSA.


O estranho caso dos Shadow Brokers e da NSA

Os contornos desta história são estranho e revelam parte da postura deste grupo de hackers. Depois de terem tentado vender por vários milhões de bitcoins, sem sucesso, a informação que roubaram da NSA, o grupo Shadow Brokers resolveu doar a informação, tornando-a pública.

Para isso revelaram a palavra-passe que protegia a informação e que impedia que esta fosse conhecida por todos. Nesse pacote, que agora está a ser analisado, foram descobertas várias informações de ataques e também algumas ferramentas que a NSA usava nesses ataques.

As razões para esta mudança não são conhecidas, mas tudo surgiu numa publicação no Medium, onde revelaram que tudo se baseou num protesto contra Donald Trump, contra as suas políticas e contra a sua mudança de posição face ao que prometeu durante a campanha eleitoral.

As ferramentas da NSA que os Shadow Brokers revelaram

São várias as ferramentas encontradas nos 300MB de dados, algumas com nomes sugestivos, como BLASTING, BUZZDIRECTION ou PITCHIMPAIR, e que demostram bem o seu propósito. Há também descrições de ataques realizados contra países com o Japão, Rússia, China e outros da Ásia. Existe ainda informação de ataque a servidores, que depois foram usados para propagar malware que servia os propósitos da NSA.

Várias entidades estão a analisar os dados e a maioria concorda com a sua veracidade. A própria WikiLeaks olhou para os ficheiros e validou a sua veracidade. Por fim, e como confirmação final, o próprio Edward Snowden verificou os documentos e, segundo as suas palavras, eles são bem reais. Snowden alertou, no entanto, que esta é apenas uma pequena parte das ferramentas que a NSA tem disponíveis.

Estão assim tornadas públicas parte das ferramentas que a NSA usa para controlar e espiar remotamente os utilizadores da Internet, para que depois possa usá-la para seu proveito.

Leia também:
Exit mobile version