Foi na constelação Cygnus que o telescópio Kepler mostrou algo extremamente invulgar. Os investigadores pensam ter encontrado infraestruturas construídas por extraterrestres!
O que levou estes astrónomos a acreditar que estariam a ver construcções de população extraterrestre?
O objectivo da missão Kepler era encontrar exoplanetas, no entanto, foi a cerca de 1481 anos-luz que visualizaram algo estranho.
As grandes alterações do brilho da estrela KIC 8462852 levaram a pensar que poderiam estar perante uma construção feita por alienígenas.
Apesar de serem muitas as especulações e ter recebido imensa atenção dos media de todo o mundo, os investigadores julgam que a explicação possa ser mais simples do que parece.
Estes astrónomos pensam então que a explicação fica apenas pelo facto de pedaços de cometas estarem a orbitar em voltar da estrela.
No entanto, e apesar da justificação simples, mas ainda não confirmada, os média continuam a alimentar e a tentar sustentar a tese de que a emissão de luz pouco comum desta estrela é associada a extraterrestres inteligentes.
Este pedaço de céu, agora famoso, foi seguido durante anos. Já em 2009 teria passado por uma depressão e em 2011 e 2013 sofreu alguns mergulhos tendo um deles durado uma semana. Em algumas destas situações, o brilho diminuiu cerca de 20%.
A estrela KIC 8462852 é cerca de 50% maior que o nosso Sol e, por isso, é fácil imaginarmos os apagões que ocorreram neste local.
E você? Acredita que é vida extraterrestre, ou simplesmente planetas a orbitar esta estrela?