Pplware

Será o Facebook um “glutão” de bateria no iOS?

As baterias electroquímicas são a tecnologia de armazenamento de energia eléctrica mais antiga e ainda hoje a mais utilizada, cujo desenvolvimento é bastante mais lento que o desenvolvimento do hardware e software dos nossos smartphones.

Quem nunca saiu de casa com 100% de bateria e o teve de carregar durante o dia, que levante o dedo…

Pois bem, no que toca o iPhone parece que a culpa não é só da bateria, mas também do Facebook.

Um antigo funcionário da Apple que dispensou alguma parte do seu tempo a tentar descobrir a causa da bateria do iPhone “desaparecer”, diz que a aplicação do Facebook para iOS é uma das principais causas para este acontecimento, pelo menos nos telefones com os “Serviços de Localização” e a “Actualização de aplicações em segundo plano” activadas.

Este ex-funcionário da Apple referiu:

Eu decidi utilizar a aplicação “Instruments” do Xcode (a aplicação de desenvolvimento da Apple) para tentar descobrir qual era o problema. Basicamente, o “Instruments” funciona como Monitor de Actividade para o iPhone, permitindo desta forma a programadores (ou nerds como eu) verem quais os processos que estão a correr, quanta memória estão a utilizar e quanto do processador estão a precisar, tudo isto em tempo real para cada aplicação.

Durante o teste, a aplicação do Facebook chamou sempre à atenção e destacava-se bem acima na lista, mesmo sem eu a estar a usar. Por esse motivo decidi desligar os “Serviços de Localização” e a “Actualização em segundo plano” da aplicação do Facebook, aquilo que aconteceu a seguir é estranho – a bateria do meu iPhone subiu (!) de 12 para 17%, nunca tinha visto uma coisa destas acontecer.

Isto leva-nos à seguinte questão: Porque é que a aplicação do Facebook gasta tanta bateria? – A resposta que parece mais óbvia de momento é que o Facebook quer ter a sua própria rede de VoIP e, segundo a ComputerWorld, um dos seus grandes objectivos neste momento é ser uma rede de comunicação mundial, para além de uma rede social.

Pode ser uma teoria um pouco rebuscada, mas não custa nada tentar.

Se tem um iPhone e utiliza a app do Facebook, experimente desligar os serviços de localização (Definições -> Privacidade -> Serviços de Localização) e a actualização em segundo plano (Definições -> Geral -> Actualização em segundo plano) da app do Facebook.

Experimente e deixe aqui seu comentário!

Exit mobile version