Apesar das regras não permitirem a utilização de telemóveis enquanto conduzimos, a verdade é que os condutores continuam a abusar e até a fazer uma condução perigosa devido a estes equipamentos de comunicação.
Mas a utilização de telemóveis dentro dos carros pode estar por dias, isto se a ideia do governo britânico for em frente.
O governo britânico está a ponderar o desenvolvimento de um sistema que seja capaz de bloquear o acesso dos telemóveis às redes móveis enquanto os seus utilizadores conduzem. Para tal, o Governo vai em breve reunir-se com alguns fabricantes do segmento automóvel para encontrar soluções.
Ainda pouco se sabe sobre uma possível solução, mas a ideia é que a nova tecnologia a desenvolver, um estilo de “modo voo”, seja capaz de impedir o acesso às redes móveis, isto enquanto o condutor conduz.
Segundo dados recentes, tendo como base uma sondagem realizada no Reino Unido, 1 em cada 3 condutores fala ao telemóvel enquanto conduz. Mais curioso ainda é o facto de 1 em cada 5 condutores considerar seguro aceder às redes sociais, entre outras tarefas, especialmente quando estão no trânsito.
A ideia do Governo britânico é bastante interessante, mas obviamente é bastante complexa de implementar. Como cortar o acesso à rede apenas ao smartphone do condutor? Como saber qual o smartphone do condutor?
Estatísticas em Portugal
Os estudos confirmam que é difícil para os condutores levarem a cabo as tarefas mais básicas e essenciais ao mesmo tempo que praticam uma condução segura se estiverem a realizar uma outra tarefa secundária.
Enviar mensagens é um fator de distração a vários níveis:
- Desvio da atenção cognitiva;
- Distração física/motora;
- Distração visual;
O tempo de reação de um jovem que esteja a conduzir e a utilizar o telemóvel é o mesmo de uma pessoa de 70 anos que esteja a conduzir sem estar ao telemóvel.
- 86% das pessoas utilizam o smartphone quando estão sozinhas no carro;
- O risco de causar um acidente aumenta em 800% se estiver a enviar mensagens escritas no telemóvel;
- Usar telemóvel a conduzir faz com que a atividade cerebral destinada à condução seja reduzida em 37%;
- Aumento do tempo de reação em 35%, o que faz com que leve mais tempo a reagir em caso de necessidade urgente;
- Escrever mensagens enquanto se conduz aumenta em 400% o tempo em que retiramos a atenção da estrada;
- Escrever mensagens enquanto se está ao volante aumenta até 23X o risco de acidente, calculando-se que o condutor tira em média 5 segundos os olhos da estrada por cada mensagem;
- Existe cada vez mais a evidência de que a distração, com origem nos dispositivos móveis, pode prejudicar a condução, dificultando em 10% a permanência na faixa de rodagem correta;
- Cerca de 75% dos condutores ao telefone têm tendência para não parar nas passagens de peões. Estes dados são bastante preocupantes, uma vez que metade das mortes em acidentes rodoviários devem-se a atropelamentos;
Via Telegraph