Durante o MWC em Barcelona, têm surgido algumas novidades interessantes no que diz respeito aos carros conectados por parte de alguns fabricantes, inclusive os da “casa” como o caso da Seat.
A marca espanhola juntou-se a vários players para lançar muitas inovações, entre elas um modo para pagar no carro, com a impressão digital, a reserva de estacionamento.
O mundo está em constante inovação e os automóveis não são exceção. Nos últimos tempos, temos visto propostas de algumas marcas que pretendem transformar os automóveis em carros conectados.
Não querendo ficar para trás, a Seat apresentou, na MWC, dois projetos que pretendem aproximar o mercado automóvel ao conceito de “carro conectado”, em parceria com a SAP e a Samsung.
Reserva de estacionamento
A Seat desenvolveu uma app que, através da impressão digital, permite ao condutor reservar um lugar num parque de estacionamento a partir de qualquer ponto. Após essa reserva, assim que o condutor se aproximar da cancela do parque de estacionamento onde efetuou a reserva, esta reconhece o carro e abre.
À saída do parque, a app oferece ao condutor a possibilidade de pagar o estacionamento com o smartphone.
Chave digital
À semelhança das novidades da Volvo, a Seat em conjunto com a Samsung, também apresentou a sua proposta para as chaves digitais, permitindo, a outra pessoa, utilizar o nosso carro sem necessitar de uma chave física. Neste sistema da marca espanhola é enviada uma cópia da chave digital para o smartphone ou tablet da pessoa com quem pretendemos partilhar a chave, com a possibilidade de adicionar uma validade a cada cópia.
Esta chave permite ainda a abertura e fecho das portas e janelas, bem como do controlo remoto da climatização. No futuro, está projectado que esta nova app ofereça ao dono do veículo a opção de limitar a velocidade máxima quando o carro está a ser usado por um terceiro, remotamente.