Pplware

Satya Nadella é o CEO mais bem pago dos EUA

A informação de quanto recebem os gestores das maiores empresas do mundo não é uma algo que seja normalmente do conhecimento público. São valores elevados e que espelham a responsabilidades que cada um tem na gestão destas grandes empresas.

Uma lista produzida vem agora comparar e mostrar quanto ganham os CEOs das maiores empresas norte americanas e a lista é encabeçada por Satya Nadella, o mais recente CEO da Microsoft.

Os valores que são pagos a estes gestores de topo estão sempre associados às responsabilidades que têm, à forma como essas empresas se comportam no mercado e aos lucros que conseguem obter.

No mercado altamente competitivo como o norte americano esses gestores são normalmente pagos a peso de ouro e as suas remunerações são elevadissimas.

Uma lista criada pelo The New York Times vem colocar lado a lado as fortunas que os CEOs norte americanos recebem anualmente e revelar quem são os que mais ganham.

O topo da lista é encabeçado por Satya Nadella, CEO da Microsoft, que anualmente consegue arrecadar 84.308.755 dólares.

Em segundo lugar está o CEO da Oracle, Lawrence J. Ellison, que tem um prémio anual mais baixo, de 67.261.251 dólares. Lawrence Ellison teve uma redução de ordenado de 14% face ao ano anterior.

A fechar o top 3 está o CEO da Qualcomm, Steven M. Mollenkopf, que levou para casa 60.740.592 dólares.

A lista continua depois a apresentar os restantes CEO norte americanos e os valores que auferem, sempre com números extremamente elevados e com aumentos que chegam a rondar os 30 e os 60% face ao ano anterior.

É curioso reparar que a lista é encabeçada por CEOs de três empresas ligadas às áreas das tecnologias e que, surpreendentemente, o CEO da Apple, Tim Cook não consta dos 10 primeiros lugares desta lista.

Um outro facto curioso é ver que o ordenado base do CEO da Oracle é de apenas um dólar e que todo o resto dos seus rendimentos advêm de prémios de bons resultados e de outras compensações.

Consideram estes valores elevados demais ou ajustam-se à responsabilidade que cada um destes CEOs têm nas suas empresas?

Exit mobile version