Pplware

Samsung ultrapassa Apple na venda de smartphones…

… e ZTE torna-se no quarto maior vendedor de telemóveis, ultrapassando também a Apple em vendas globais de telefones móveis.

O terceiro trimestre de 2011 trouxe uma reviravolta no mercado dos smartphones, mais especificamente em ralação aos líderes de vendas deste segmento dos dispositivos móveis. Depois de a Apple ter alcançado, em Junho deste ano, o primeiro lugar no ranking de empresas com mais vendas de smartphones, a Samsung destrona a empresa da maçã e toma a liderança como maior vendedor de smartphones em todo o mundo.

Mas a reviravolta não fica por aqui, e também a ZTE ultrapassa a Apple, desta feita no ranking de maiores vendedores de telefones móveis, ocupando agora o quarto lugar, enquanto Apple cai para o quinto lugar.

Esta mudança no mercado dos smartphones acontece numa altura em que a Apple apresenta um declínio trimestral de 16 % na venda de iPhones, apesar do seu crescimento anual de 21%, passando assim de um registo de 20,34 milhões de iPhones vendidos em Junho deste ano, para “apenas” 17,07 milhões de unidades vendidas no terceiro trimeste, que terminou em Setembro. A marca alcançada em Junho (2º trimestre de 2011) tinha impulsionado a Apple para a frente de gigantes como a Nokia e Samsung, tornando-a na empresa que mais smartphones vendeu no mundo inteiro.

A liderança da Apple acabou quando a Samsung divulgou recentemente o seu balanço trimestral, registando um total de 27,8 milhões de smartphones vendidos no terceiro trimestre, ultrapassando as vendas do iPhone quase em 10 milhões de unidades.

Este valor é quase quatro vezes superiores em relação ao mesmo período no ano passado, e representa um aumento trimestral nas vendas de 44 %.

Estes valores dão à Samsung um market share global no mercado dos smartphones de 23,8 %, contra os 14,8 % da Apple, com o seu iPhone.

Este enorme crescimento é devido principalmente à série Galaxy da Samsung, destacando-se o Samsung Galaxy S II, que desde a sua introdução no mercado, há 5 meses atrás, vendeu 10 milhões de unidades.

Mas as notícias negativas para a Apple não terminam por aqui. A Apple também perdeu terreno face à fabricante Chinesa ZTE, não nas vendas de smartphones, mas no ranking de maiores vendedores de telemóveis (são incluídos todos os telefones móveis, sejam estes smartphones ou não).

A ZTE ocupa agora o 4º lugar desta tabela, enquanto a Apple fica agora com o 5º lugar, logo atrás da gigante Chinesa. Segundo Tim Cook, a Apple apresentava um total de 5 % de market share na altura do lançamento do iPhone 4S.

Note-se que a interpretação desta notícia terá que ser feita recorrendo a mais dados. A Apple continua, com o iPhone, a ser um dos maiores players neste mercado, se não mesmo o maior.

Tal como escreveu Philip Elmer-DeWitt no Fortune, o iPhone dá à Apple um lucro superior a toda a concorrência junto.

Também o CEO da Sprint (operadora norte americana que comercializou pela primeira vez o iPhone após o lançamento do iPhone 4S), Dan Hesse, comentou que “o iPhone vale cada cêntimo“.

É importante ter em conta vários pontos: o iPhone é um equipamento presente apenas na gama alta de smartphones, não estando, portanto, ao alcance de qualquer carteira; É lançado apenas um modelo por ano, e o terceiro semestre correspondeu exactamente a um período em que se esperava o lançamento do novo modelo (iPhone 4S, lançado no início de Outubro), logo a procura para o modelo disponível na altura seria menor; o iPhone 4 continua a ser o dispositivo móvel mais vendido de toda a história dos smartphones.

Os dados do 3º trimestre também não consideram o iPhone 4S, apresentado apenas em Outubro, que menos de 1 mês depois do seu lançamento é já o mais bem sucedido iPhone de sempre.

O iPhone 4S contou com mais de 1 milhão de reservas nas primeiras 24 horas, e as suas vendas ascenderam aos 4 milhões de unidades apenas nos 3 dias após a sua disponibilização no mercado (apenas em países seleccionados, não está ainda disponível em todo o mundo), mais do dobro do valor registado nas vendas do seu antecessor, o iPhone 4.

Se o ritmo de vendas do iPhone 4S continuar como até agora, é possível que a Apple consiga rapidamente recuperar a liderança.

Considerando os dados apresentados no artigo, quais as conclusões a tirar acerca da actual situação do mercado dos dispositivos móveis?

E o que esperar no futuro destes gigantes tecnológicos?

Exit mobile version