Atualização: Esclarecimento da Samsung
A Samsung, com os seus novo Galaxy, criou uma nova dimensão de segurança para smartphones. Além das formas mais comuns, de códigos e palavras-passe ou da própria impressão digital introduziu o novo sensor de reconhecimento de íris, que já vinha com o Note7 e o reconhecimento facial.
Mas agora começa a surgir uma certa desconfiança em relação à real segurança do reconhecimento facial.
Para desbloquear um Samsung Galaxy S8 o utilizador tem ao seu dispor dispor diferentes métodos. O reconhecimento facial e o reconhecimento de íris são as grandes novidades introduzidas pela Samsung, mas pode contar ainda com um novo sensor de impressões digitais, com o comum desbloqueio por padrão, palavra-passe ou o mais antigo método de código PIN.
A Samsung é a primeira a admitir que o método de segurança de reconhecimento facial não é tão seguro quanto uma impressão digital, por exemplo, servindo apenas como desbloqueio rápido do smartphone.
No entanto pode ainda ser menos seguro do que se julga. Uma simples fotografia do dono do smartphone poderá ser suficiente para desbloquear o Samsung Galaxy S8.
Há um vídeo que mostra isso mesmo, uma fotografia no ecrã de outro smartphone posicionada em frente à câmara do S8 desbloqueia-o facilmente.
Esta será vulnerabilidade será sem dúvida testada no Pplware. Até lá, conheça todas as novidades apresentadas pela Samsung no Unpaked desta semana.
Atualização [07/04/2017]: Esclarecimento da Samsung
Na sequência da notícia publicada, onde é referida uma falha na autenticação facial no Galaxy S8, a Samsung esclarece:
O Samsung Galaxy S8 disponibiliza vários mecanismos de autenticação biométrica, isto ao mais elevado nível de segurança graças ao seu leitor de reconhecimento de íris e ao leitor de impressões digitais. Além disso, o Samsung Galaxy S8 permite diferentes formas de desbloqueio do telefone, seja através de opções de segurança biométrica, deslizamento do dedo no ecrã ou até reconhecimento facial.
É relevante sublinhar que o conveniente mecanismo de reconhecimento facial apenas pode ser utilizado para desbloquear o seu Samsung Galaxy S8, mas já não para autenticar o acesso à Secure Folder (Pasta Segura).
A Samsung está a fornecer uma atualização para o sistema de reconhecimento facial que irá ser instalada antes do lançamento do Galaxy S8 e S8+.