Pplware

Samsung Galaxy S III apresentado hoje em Portugal

Acompanhe aqui o primeiro contacto do Pplware com a nova estrela da Samsung!

Foi apresentado hoje, no Arena Box do Pavilhão Atlântico em Lisboa, um dos reis dos smartphones da actualidade! Dado a conhecer ao mundo no início deste mês no evento Unpacked 2012, o Samsung Galaxy S III era um dos smartphones mais esperados do ano, e está finalmente aí a chegar para fazer as delícias dos utilizadores.

A Samsung trouxe um novo membro à família Galaxy com inúmeras novidades, fazendo deste o novo topo de gama da marca Coreana. Depois do sucesso dos seus antecessores, o Samsung Galaxy S e o Samsung Galaxy S II, espera-se que o Galaxy S III siga as suas pisadas e se torne num smartphone de sucesso!

O Galaxy S III chega ao muito concorrido mercado dos smartphones apelidado pela Samsung com um smartphone que nos compreende como nenhum outro, um smartphone criado para humanos, inspirado pela natureza (Designed for Humans, Inspired by Nature, slogan da Samsung para o Galaxy S III). Foram desenvolvidas exclusivamente para este equipamento diversas funções que têm como objectivo facilitar o uso do telemóvel por parte do utilizador, perceber o que o utilizador quer e precisa, no fundo facilitar e melhorar a relação entre o utilizador e o seu smartphone.

Estas funções, como já foi referido com mais detalhe na Apresentação do Galaxy S III, passam por, por exemplo, o ecrã manter-se ligado enquanto o utilizador está a olhar para o ecrã, reconhecimento da voz do utilizador, partilha simples e rápida de qualquer conteúdo entre dispositivos através do NFC e WiFi Direct, uma componente social muito forte, entre muitas outras novidades.

Os próprios sons do sistema lembram sons da natureza, como gotas de água a cair. Tudo isto leva a uma experiência de utilização superior, há ma procura em aumentar a harmonia entre máquina e utilizador.

Mas visto que já todas estas novidades foram apresentadas aqui no PPLWARE, vou tentar passar-vos neste artigo quais foram as primeiras impressões de um primeiro contacto com o Galaxy S III.

Antes de mais posso dizer que fiquei bastante bem impressionado, fiquei com uma imagem bastante positiva deste Galaxy S III, bastante melhor que na apresentação há cerca de um mês atrás. A começar logo pelo aspecto!

Ao contrário do que aconteceu na apresentação em Londres, em que a sensação geral que ficou era que este smartphone, apesar de ser de topo, a estrela do momento da Samsung, não tinha aspecto de smartphone de topo, assim que tive o primeiro contacto com ele fiquei imediatamente com uma sensação diferente!

Ao contrário do que muitos leitores ficaram a pensar, o Galaxy S III não é feio! Muito pelo contrário mesmo! Principalmente o modelo em branco é bastante bonito, como se costuma dizer, “enche o olho”! Um design bastante atractivo, apesar de bastante grande os cantos arredondados dão-lhe um aspecto mais “soft”, sem esquinas ou cantos muito acentuados.

Quanto ao aspecto construtivo, apesar de não haver muita luz no local onde experimentei o Galaxy S III, e de o tempo não ter sido suficiente para uma nanálise mais detalhada, pareceu-me bastante bem, mais uma vez fiquei com melhor impressão que na altura da apresentação inicial do telefone.

Aquele aspecto “vulgar” não se verifica tanto quando se vê o telefone ao vivo, tem até um aspecto robusto, muito à semelhança do seu antecessor Galaxy S II, que era igualmente construído com plástico mas conseguia ter um aspecto robusto.

O ecrã HD Super AMOLED de 4,8” é excelente, como já tem vindo a ser hábito na série Galaxy S. O único ponto negativo poderão ser as cores vivas em exagero, podendo cansar a vista num uso prolongado, mas apenas com uma utilização mais regular se poderão tirar conclusões.

anterior próxima
Deixando o aspecto físico e olhando mais para o software, para a interface, para a experiência de utilização, enfim, para o que o utilizador vai ver e experienciar quando utilizar o Samsung Galaxy S III, como já era de esperar, também não desiludiu.

Volto a salientar que o tempo com o Galaxy S III não foi muito prolongado, e que neste tipo de ambiente nunca se consegue explorar a fundo todos os pormenores que se gostaria, sendo portanto este o resultado das primeiras impressões, dos primeiros minutos, com o equipamento, mas não poderia ter ficado melhor impressionado no que respeita a velocidade e fluidez do sistema.

Como já se esperava, o Ice Scream Sandwich voa nesta máquina. Tudo é feito com uma velocidade e fluidez incríveis, ou pelo menos tudo o que experimentei, mas com um Quad-core a 1.4GHz e 1GB de RAM acredito que seja regra geral na utilização do Galaxy S III.

Veja um exemplo no vídeo a seguir.

Ao experimentar ver um vídeo guardado no telemóvel, uma coisa estranha aconteceu (e foi culpa minha!). Ao reduzir o volume do som do vídeo eu tinha carregado inadvertidamente na tecla de bloqueio (no lado oposto às teclas de volume), descobrindo assim, sem querer, uma função interessante: quando se está a visualizar um vídeo, se se carregar no botão de standby, o vídeo fica bloqueado e é impossível sair do mesmo tocando no ecrã ou qualquer tecla (aparece um cadeado no canto superior direito), até que se volte a carregar no botão de stantby. Bastante útil, pois evita aquelas tão irritantes interrupções inadvertidas quando estamos a ver um vídeo.

A câmara traseira, de 8MP, é rapidíssima, e pelos testes efectuados muito rapidamente porta-se de forma exemplar mesmo em ambientes com pouca luz como aquele em que me encontrava.

A câmara frontal de 1.9MP é igualmente muito boa (para uma câmara frontal), e é notória a diferença na qualidade pelo facto de filmar em HD.

Uma das funções que achei mais interessante quando o Galaxy S III foi apresentado foi a tecnologia Smart Stay, que evita que o ecrã se desligue enquanto o utilizador estiver a olhar para o ecrã. Isto é espectacular – pensei eu na altura – mas tenho que ver pelos meus próprios olhos! Bem, comprovei com os meus próprios olhos, e funciona mesmo!

Quando o utilizador está a utilizar o smartphone, a câmara frontal faz verificações periódicas (com intervalos de alguns segundos), verificando se consegue detectar algum par de olhos a olhar para o ecrã. O momento em que esta verificação é feita é assinalado pelo aparecimento de um pequeno ícone na barra de notificações, exactamente como está na fotografia acima (o ícone apenas aparece por alguns milissegundos, mas lá consegui fotografá-lo!). A partir do momento em que não são detectados olhos, a luminosidade do ecrã diminui, desligando-se segundos depois. Isto funciona muito bem, comprovado por mim, mesmo com pouca iluminação ambiente.

Outra função bastante interessante é a possibilidade de ver um vídeo, em forma de miniatura, enquanto se navega por qualquer outra aplicação ou local do sistema. A miniatura do vídeo pode ser colocada em qualquer posição desejada, sempre com fluidez na reprodução do vídeo, sem qualquer quebra de performance. Na foto acima estava a ver um vídeo enquanto abria a página do Google. Funciona também francamente bem!

A transferência de conteúdo entre dispositivos também funciona de forma excelente! Basta encostar um equipamento a outro que, através de NFC, iniciam instantaneamente uma comunicação. Depois basta confirmar o envio de, por exemplo, um vídeo, e a transferência é processada a alta velocidade (aproximadamente 3MB/s) através de WiFi Direct, não sendo necessário que os equipamentos estejam encostados).

anterior próxima
 

Acessórios

A Samsung disponibiliza no mercado, juntamente com o Galaxy S III, alguns acessórios muito úteis:

 

anterior próxima
 

Destes acessórios destacam-se a C Pen, que permite funcionalidades semelhantes à S Pen do Galaxy Note, e o All Share Cast Hub, que depois de ligado a uma televisão permite o streaming de conteúdos entre o Galaxy S III e a TV.

Muito mais há para explorar neste Galaxy S III. Para já o primeiro contacto é sem dúvida muito positivo, como já referi várias vezes fiquei com uma impressão muito melhor que há um mês atrás na apresentação em Londres, praticamente a todos os níveis. Vamos aguardar até que nos chegue às mãos um exemplar do Galaxy S III, e então analisar a fundo esta nova estrela da Samsung, um dos smartphones mais aguardados e cobiçados do momento, o Galaxy S III.

As pré-reservas em Portugal começam hoje às 24:00h, e o Samsung Galaxy S III vai estar disponível a 14 de Junho nas principais lojas do país.

 

E o leitor, o que achou deste novo Samsung Galaxy S III? Tem o que é preciso para liderar o mercado dos smartphones?

 


Homepage: Galaxy S III (PT)


Homepage: Galaxy S III (Global)

Exit mobile version