Pplware

Samsung deu um grande presente à Apple

A Samsung tem um dispositivo que é único no mercado, não tem concorrente e, só por si, ganhou um espaço próprio que atrai milhões de utilizadores, fieis da marca e do dispositivo. A linha Note destacou-se, desde logo, por trazer um elemento ao segmento mobile que, embora fosse importante, havia sido deixado lá atrás, no tempo dos PDA’s, a stylus pen. É um smartphone super completo, um dos melhores desde há muito no mercado.

Este ano, a empresa sul-coreana escorregou e, às portas do lançamento do iPhone 7, deu um grande presente à Apple.

O iPhone 7 é expectável e aborrecido

A Apple, ano após ano, tem perdido o efeito surpresa que categorizou os lançamentos da empresa de Cupertino no passado. Hoje, os vários rumores e fugas de informação mostram que a Apple irá lançar o iPhone 7 muito semelhante ao que já fez no iPhone 6 e iPhone 6s… assim, prevê-se que este seja aborrecido e sem o brilho que tanto encanta os seguidores da marca e irrita os que a odeiam.

Sabemos que terá dois modelos, o iPhone 7 com um ecrã de 4.7 polegadas e o iPhone 7 Plus com um ecrã de 5.5 polegadas. Sabemos que terá um novo desenho na sua tampa traseira, isto é, serão removidas as linhas das antenas e aparecerá uma nova cor. Sabemos que terá uma única porta física, a Lightning que servirá para carregar o dispositivo, para transferir dados e irá também servir para ligar, agora, uma nova ficha dos EarPods. Claro, há um novo número para o armazenamento: 256GB.

Terá um novo processador, o A10 e mais RAM, assim como as câmaras serão de melhor qualidade e, no iPhone 7 Plus, esta será dupla. Melhores baterias e melhorias ao nível do ecrã. O botão Home foi modificado e o smartphone, no seu conjunto, está mais fino e leve. Há mais alguns pormenores que já se conhecem (aparentemente não há carregamento sem fios ou certificação IP68), da parte técnica mas, com tudo o que se sabe dele quase já o conseguimos vislumbrar na mão de Tim Cook… “Today we are launching the biggest advancement in the history of iPhone”.

OK… será aborrecido!

Mas há um optimismo maior agora. É verdade, a Samsung conseguiu, de um momento para o outro, catapultar a atenção do mercado para o iPhone 7.

A Samsung ajustou o lançamento do Galaxy Note7 para entrar com toda a força em Outubro. Desta forma, seguia um calendário definido pela própria há uns anos e retiraria a atenção do mercado, e dos media, do lançamento do iPhone 7. Pelo menos conseguiria, mais não fosse pela excelente máquina que apresentou no passado dia 19 de Agosto, fixar a atenção do mercado de consumo.

Quem o testou e foram já muitas centenas de milhares, antes da marca suspender a venda dos mesmo no mundo, tem uma opinião unânime de que o Galaxy Note7 está uma máquina poderosa e muito versátil. A par destas críticas positivas, há outras vozes que criticam a resistência do ecrã, a falta da impermeabilização que a certificação IP68 confere. Mas, dado que são poucas vozes, estas não tiveram grande eco…. contudo, os casos que viram o smartphone explodir e incendiar já fez outro estrago!

 

Esta semana foi uma explosão de más notícias

Primeiro vieram relatos de que alguns utilizadores haviam reportado que o Note 7 tinha explodido enquanto carregava… um caso… dois, dez… 35 estavam já na conta da gigante dos componentes electrónicos. As baterias tinham, de facto, problemas e o cenário mais o ministério do comércio sul-coreano pressionavam a Samsung tomar uma atitude.

Então, na sexta-feira, a Samsung anunciou que iria suspender as vendas do Note 7, assim como o envio de milhões de unidades quer para o mercado europeu quer para o norte-americano. Além disso, a empresa veio a público assegurar que irá substituir todas as unidades já colocadas no mercado, sem prejuízo para os clientes. Estão em causa, assim, cerca de 2.5 milhões de aparelhos até agora.

 

O timing não podia ser pior para a Samsung

Este é o timing perfeito para a Apple, numa altura que a empresa se prepara para anunciar ao mundo o iPhone 7, que acontecerá já na próxima quarta-feira, dia 7 de Setembro. Como de costume, será num evento da Apple em São Francisco, Califórnia. Mesmo que o novo smartphone não faça jus ao habitual hype que já conhecemos e que tenha irritado muita gente com a falta do jack 3.5… este será sempre melhor do que um que, potencialmente, lhe pode explodir nas mãos.

Sem anunciar nada ainda, a Apple já bateu todos os valores positivos que a Samsung conseguiu colocar na imprensa, mesmo depois da declaração da empresa sul-coreana a dizer que corrige cada problema nas baterias que possa aparecer, sendo mesmo avançado nalguns canais, ligados à marca, que apenas 24 unidades em cada um milhão poderão apresentar tal problema, a verdade é que o mercado retraiu e ficará este problema (que a marca assumiu) apontado a um dispositivo que é o melhor que o mercado tem actualmente.

Sem dúvida que esta será a grande semana da Apple, não só pela apresentação do iPhone 7 mas também porque a Samsung lhe deu um grande presente!

Exit mobile version