… ontem, na apresentação oficial do Samsung Galaxy Tab 10.1″ na Cidade de Nova Iorque (NYC).
As capacidades input/output do novo Samsung Galaxy Tab estão longe de ser óptimas e apropriadas para o que é vulgar actualmente. A interface HDMI e cartão SD externo são já tão comuns em dispositivos móveis, quer em smartphones quer em tablets, que não se esperava a sua ausência neste tablet melhorado, pelo menos relativamente ao anterior modelo 10.1v (GT-P7100).
No entanto, foram apresentados os acessórios capazes de preencher a ausência dessas interfaces usando a porta de 30 pinos. Conheça-os.
O evento levado a cabo pela Samsung, por agenda, tinha previsto apenas apresentar a nova versão da sua interface, para tablets Android Honeycomb, chamada TouchWiz UX. Fique já alerta para, caso já tenha este tablet, a actualização (OTA) estará disponível amanhã, dia 5 de Agosto.
O acessório mais relevante, curiosamente ou não, vai de acordo com o conceito que emergiu o Asus EeePad Transformer (existente anteriormente nos UMPC), já referido aqui no Pplware. Concretamente, a Samsung apresentou três docks, duas delas já conhecidas para o Galaxy Tab 7″, mas a outra é novidade.
A primeira e mais simples, a Multimedia Dock, permite pousar o tablet e usar a ligação USB no computador ou carregar. A acrescentar a isso tem a saída de som jack 3.5mm e HDMI. O seu preço é de $34.99.
A outra dock, chamada Ultra Productivity Tool, permite também ligar o tablet ao computador por USB, carregar, usar a saída de áudio jack 3.5mm e inclui um teclado QWERTY completo com várias teclas de atalho que permitem fazer tarefas como controlar reprodução, Home, anterior, ajustar brilho, etc. Está à venda por $69.99.
Por fim, a dock Premium Protective serve de capa protectora, para transportar o tablet, transformando-o num netbook com um teclado QWERTY completo ligado por bluetooth. O seu preço é de $149.99.
Depois existe um conjunto de novos adaptadores. O primeiro é um adaptador para HDTV, que custa $39.99, que consiste numa saída HDMI FullHD 1080p. Há também o adaptador para USB ($19.99) e o adaptador para cartão SD.
A fechar há ainda a capa Premium Book Cover, capaz de suportar o tablet em 2 ângulos diferentes, e uma caneta Stylus ($19.99) em alumínio com ponta de silicone. [via]
Estará agora “na moda” transportar uma bolsa sempre junto ao tablet apenas para transportar os acessórios? Ou seria mais prático incluir as interfaces já no próprio tablet?
Existem produtos não referenciados com link devido à sua não disponibilização oficial no momento da escrita do artigo.