O dia era de ansiedade pois a Apple preparava-se para apresentar ao mundo mais novidades tecnológicas. Para o seu evento de outono, normalmente dedicado aos tablets e software esperavam-se grandes novidades, algumas delas já muito abordadas em rumores que encheram páginas e páginas dos canais de informação tecnológicos..
Mas a Apple não desiludiu os seus seguidores e apresentou um conjunto de novos equipamentos que vão mexer com o mercado, apresentando novidades que até agora estavam vedadas ou que simplesmente não existiam.
Veja abaixo todas as novidades que a Apple apresentou ontem durante a sua keynote.
As figuras de proa deste evento foram sem qualquer dúvida os novos iPads. Com o Air 2 e com o Mini 3 a Apple fez evoluir dois dos seus melhores equipamentos e dois dos melhores tablets presentes no mercado.
A somar a estas duas estrelas surgiram também novidades no campo dos computadores de secretaria, com os novos iMac com ecrã retina e com os novos Mac mini.
Por fim sobra o software. Também aqui a Apple não deixou os seus créditos por mãos alheias e tornou pública a versão final do OSX Yosemite, que mais uma vez surge de forma gratuita.
Mas vejamos em pormenor cada uma das novidades e vejamos o que a Apple apresentou ontem no seu evento.
OSX Yosemite
O OSX Yosemite era já conhecido da maioria dos utilizadores. Apresentado há alguns meses, esteve a ser desenvolvido para que agora fosse apresentado de forma oficial e final.
O novo sistema operativo da Apple mostra-se com uma imagem muito mais polida e muito mais aproximado do iOS, tendo uma integração muito grande com este sistema móvel.
Mas o Yosemite é muito mais que apenas uma mudança cosmética e tem dentro de si muitas funcionalidades que mostram um sistema construído de raiz e com a capacidade de explorar ao máximo as potencialidades que o hardware da Apple disponibiliza.
Tal como na versão anterior do OSX os requisitos de hardware não são elevados e as máquinas que o podem correr estão bem identificadas. Basta que tenham 2GB de memória e, no mínimo, 8 GB de espaço livre em disco.
Para além disso é pedido que as máquinas tenham instalado o OSX 10.6.8, para que possam aceder à App Store para descarregar e instalar a nova versão.
A Apple voltou a disponibiliza-lo de forma gratuita para todos e pode já ser obtido da Apple Store.
Artigos:
iPad Air 2
O iPad Air 2 tem 10″ e é 18% mais fino que o seu antecessor, o iPad Air. Esta nova versão vem já com o novo processador A8X que foi criado especificamente para este equipamento.
De acordo com informações da própria Apple, este equipamento tem uma performance gráfica 180x superior comparativamente ao iPad original. O iPad Air 2 traz também o M8 como co-processador.
O iPad Air 2 está disponível em Prateado, Dourado e Cinzento sideral
A confirmar os rumores, o iPad Air 2 vem já com o Touch ID que poderá inclusive ser usado com o serviço Apple Pay. Este equipamento viu melhorada a câmara frontal e também houve melhorias significativas ao nível da luminosidade.
Este novo iPad apresenta novas capacidades, com o mais básico a ter 16GB, o médio 64GB e o mais elevado com 128GB. O novo iPad Air 2 estará disponível a partir de hoje (17 de Outubro), com os preços a iniciarem em 509€.
Artigo:
iPad Mini 3
O elemento mais pequeno da família iPad viu também chegar uma remodelação, que vai muito mais longe do que pode ser visto a olho nu.
Com as cores que já conhecemos, prateado, dourado e cinzento sideral, a Apple coloca a fasquia mais alta e equipa este segmento dos tablets de 7.9 polegadas com uma câmara de 5MP, gravação de vídeo HD 1080p, câmara frontal HD FaceTime, sensor Touch ID e tecnologia 802.11n com MIMO.
São melhorias que vão agradar a todos e vão tornar o iPad Mini 3 um tablet capaz de ofuscar a concorrência directa e até de ombrear com outros modelos com características que os colocaram num patamar mais elevado.
A partir de hoje, dia 17 de Outubro, poderá comprar o iPad Mini retina 3, com sensor Touch ID a partir de 399 dólares para a versão Wifi e 529 dólares para a versão Wifi + Cellular.
Artigo:
iMac
A nova máquina da Apple prima por ter apenas 5mm de espessura nas suas bordas, o que garante que cabe em qualquer espaço e que se adapta a secretárias mais pequenas.
O seu hardware consegue ser ainda melhor que a versão anterior, tendo um processador i5 quad-core de 3.5 GHz, com a possibilidade de ser actualizado para um i7 de 4GHz.
A nível dos consumos de energia o novo iMac está melhor, conseguindo poupanças que vão até 30%, tornado-se uma maquina muito mais ajustada às realidades dos das dias de hoje
Também a nível dos gráficos está melhor, tendo agora uma placa gráfica AMD Radeon R9 M290X, que pode ser actualizada para a versão 295X.
O seu ecrã de 27 polegadas, com 5210 x 2880 pixeis, que a apple designa por 5K, consegue ter 67% mais pixeis que os vídeos 4k.
A nível de memória vem equipado com 8GB e um disco 1TB. De origem estão presentes 2 portas Thunderbolt.
O preço deste novo iMac começará nos 2,499 dólares e a Apple anunciou que podem ser comprados já hoje.
Esta é a revolução no campo dos desktop que se esperava por parte da Apple e a empresa de Cupertino não falhou!
Artigo:
Mac Mini
O Mac Mini viu a sua estrutura interna ser melhorada, mantendo no entanto a sua forma e função inalteradas e com a mesma qualidade que se espera.
Os novos CPU’s que vão equipa o Mac Mini são já os da quarta geração da Intel e garantem por isso uma excelente performance. Também a nível gráfico este computador foi actualizado e vem agora equipado com os novos processadores gráficos Iris e HD Graphics 5000.
Foi ainda introduzido suporte para armazenamento flash baseado em PCIe, sem que tenham sido anunciados os tamanhos exacto deste armazenamento.
Ao nível da conectividade foi também feita uma actualização, passando agora a contar com wifi 802.11ac e a adição de 2 portas Thunderbolt 2.
A aposta da Apple no campo dos consumos de energia é também uma presença no Mac Mini que leva agora o título de “o desktop energeticamente mais eficiente do mundo”.
Uma última novidade está no seu preço, tendo sido reduzido para 499 dólares o preço do modelo de entrada. Os restantes vão acompanhar esta descida. Este novo novo Mac Mini está já disponível na loja online da Apple e pode ser comparado já hoje.
Artigo: