Pplware

Saiba como pode ajudar os refugiados

A situação actual é trágica. Não há uma forma de amenizar a realidade que todos os dias nos chega por notícia seja nas redes sociais, televisão, jornais, ou outra via de comunicação.

Após a imagem, chocante, de Aylan, o menino sírio que foi encontrado, morto, à beira-mar… as pessoas consciencializaram-se mais sobre o que se está a passar e têm surgido muitas intençõesara ajudar os refugiados. Saiba como pode também ajudar!

Estamos a viver uma crise… mas não é enocómica. É sobretudo de controlo sobre o que se está a passar no Mundo. Porque acontecem situações como estas? Onde está a ajuda? O que cada um de nós pode fazer?

O Expresso fez uma recolha das formas existentes para que possa ajudar os refugiados. Conheça-as. Vamos ajudar!

Fazer Doações

UNICEF

Com 7€ por mês, a UNICEF pode fornecer 264 saquetas de PlumpyNut, um alimento terapêutica especial para crianças gravemente mal nutridas.

Pode fazer a sua doação online na página do Fundo das Nações Unidas para a Infância. Pode ainda doar através de Multibanco (NIB: 0033 0000 0000 3196 2082 8 | IBAN: PT50 0033 0000 0000 3196 2082 8).

Pode também enviar o donativo por cheque para a morada:

Comité Português para a UNICEF Av. António Augusto Aguiar, 21-3E 1069-115 Lisboa

ACNUR e CPR

Com 20 dólares – cerca de 18€ – pode providenciar a duas famílias tapetes sintéticos para evitar que durmam diretamente no chão.

A ACNUR, ou Agência das Nações Unidas para os Refugiados, dispõe de uma aplicação para donativos monetários. São valores fixes de 5, 10 e 20 dólares. Contudo pode doar mais ou menos consoante entender.

Esta acção tem também o apoio do CPR – Conselho Português para os Refugiados.

Serviços Jesuítas aos Refugiados

O seu contributo tem um forte impacto na vida dos migrantes que acolhemos e orientamos. Apoie-nos na concretização dos nossos projetos, participe na construção de um mundo melhor.

Esta instutuição dispõe de 2 diferentes formas para fazer donativos:

Transferência Bancária: NIB – 0036 0071 99100093831 32

Cheque por CTT ou entrega pessoalmente: Rua Rogério de Moura, Lote 59, Alto do Lumiar, 1750-342 Lsboa

Ayland Kurdi Fund

Este fundo foi criado nesta quinta-feira e trata-se de uma homenagem ao menino sírio que falámos no início deste artigo.

Crianças como o Aylan e o irmão são, por demasiadas vezes, desiludidas pela humanidade.

Pode fazer a doação através da plataforma Just Giving, seleccionando o valor que pretende doar.

Até à hora da publicação deste artigo já tinham sido recolhidos quase seis mil euros.

Save The Children

A Europa está a atravessar a pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. As crianças estão a sofrer e precisam da nossa ajuda.

Com sede no Reino Unido, esta ONG está a recolher donativos que pode doar através da sua página ou pelo pelo telefone: 0800 8148 148

 

Acolhimento, Integração e Voluntariado

CPR

Pode, através do Conselho Português aos Refugiados, ajudar no sentido se acolher os refugiados. Esta entidade aceita voluntários e tem dois centros de acolhimento, um na Bobadela e outro, apenas para crianças, em Lisboa.

Hoje foi apresentada uma Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) para que várias organizações se juntem no sentido de serem criadas as condições fundamentais para que os refugiados sejam recebidos em Portugal.

Entre em contacto com a CPR pelo email: geral@cpr.pt.

ACNUR

Esta entidade também aceita voluntários e estagiários, cujos estágios têm a duração de 6 meses e pode apresentar a sua candidatura aqui.

Outras formas de Ajudar

Para além das formas suprecitadas, pode ainda ajudar através dos seguintes serviços:

Amazon

A Amazon dispõe de uma lista de produtos que pode adquirir online para os refugiados. Após as compras, os produtos serão enviados, a 17 de Setembro, para Calais e para a Grécia.

Da lista constam produtos como enlatados, kits de primeiros socorros, dicionários de inglês, tendas, lanternas, etc.

Facebook

A rede social de Zuckerberg tem sido uma das vias mais importantes para a divulgação de novidades sobre este assunto.

Existem 5 projectos de apoio que se destacam e que aqui divulgamos:

via | Expresso

Exit mobile version