Pplware

Saiba como deve usar a linha 112

Quando nos deparamos com uma situação de emergência, é fundamental estarmos preparados para ajudar quem necessita de ser socorrido.

Assim, para além de termos noções básicas de primeiros socorros, é também muito importante sabermos qual o número de emergência, válido para toda a União Europeia, o 112. É igualmente importante sabermos aquilo que vamos dizer assim que nos atenderem, de forma a se ganhar tempo e poder-se salvar uma vida.

Vamos deixar várias informações como se deve usar o 112, a linha que pode salvar vidas, pensamos que este é um assunto muito pertinente e deveras útil, portanto, sentimos a necessidade de dar a conhecer, a quem nos lê, as diretrizes que devem seguir caso sintam a necessidade de ligar para o número de emergência, para que se consiga uma ajuda mais rápida e adequada.

O INEM atendeu em 2017 um total de 1 368 141 chamadas de emergência, o que corresponde a uma média de 3 348 chamadas por dia. Num apelo à consciencialização, o responsável do INEM referiu que dessas 1 368 141 chamadas, cerca de 70% são chamadas falsas, pessoas que não usam o número para casos efetivos de emergência. Para termos uma ideia, 7 em cada 10 chamadas são falsas causando dano ao serviço e à qualidade da resposta.

As chamadas falsas com intenção de gozo estão enquadradas no quadro penal e podem ser rastreadas e os seus autores levados à justiça.

Como ligar para o 112 – Número Europeu de Emergência

Para ligar para o 112 deve, antes de mais, ter um motivo, infelizmente sabemos que há quem ligue ‘por piada’, e isso pode sair caro, principalmente porque se ocupa uma linha que pode ser vital para alguém em necessidade. Portanto, sejam responsáveis ao utilizar o 112.

Missões de helitransporte no âmbito da emergência médica
O que deve dizer ao ligar o 112

Assim que liga para o número 112, é fundamental saber o que dizer de forma clara e sem dúvidas, pois, assim é meio caminho andado para uma boa compreensão por parte de quem está do outro lado, e também para que, cheguem ao local, os meios mais adequados.

Viatura médica em assistência a um pedido de ajuda
O que fazer em caso de INTOXICAÇÕES
O que fazer logo após uma intoxicação?

Antes de ligar para o CIAV ou para o 112, saiba o que fazer imediatamente a seguir à ingestão ou exposição a um produto tóxico, de forma a prevenir o agravamento da situação:

Quando as chamadas não são emergência, ligue para a Linha Saúde 24

A Linha Saúde 24 é uma linha para chamadas de não emergência, quando não são necessários os meios de emergência no local. Caso ligue para o 112 e se verifique que não é uma situação de emergência, a chamada será reencaminhada para a Linha Saúde 24.

Esperamos que este guia seja útil a todos para que se atue mais rapidamente, e de forma a mais adequada, em situações de emergência.

Exit mobile version