Quando nos deparamos com uma situação de emergência, é fundamental estarmos preparados para ajudar quem necessita de ser socorrido.
Assim, para além de termos noções básicas de primeiros socorros, é também muito importante sabermos qual o número de emergência, válido para toda a União Europeia, o 112. É igualmente importante sabermos aquilo que vamos dizer assim que nos atenderem, de forma a se ganhar tempo e poder-se salvar uma vida.
Vamos deixar várias informações como se deve usar o 112, a linha que pode salvar vidas, pensamos que este é um assunto muito pertinente e deveras útil, portanto, sentimos a necessidade de dar a conhecer, a quem nos lê, as diretrizes que devem seguir caso sintam a necessidade de ligar para o número de emergência, para que se consiga uma ajuda mais rápida e adequada.
O INEM atendeu em 2017 um total de 1 368 141 chamadas de emergência, o que corresponde a uma média de 3 348 chamadas por dia. Num apelo à consciencialização, o responsável do INEM referiu que dessas 1 368 141 chamadas, cerca de 70% são chamadas falsas, pessoas que não usam o número para casos efetivos de emergência. Para termos uma ideia, 7 em cada 10 chamadas são falsas causando dano ao serviço e à qualidade da resposta.
As chamadas falsas com intenção de gozo estão enquadradas no quadro penal e podem ser rastreadas e os seus autores levados à justiça.
Como ligar para o 112 – Número Europeu de Emergência
Para ligar para o 112 deve, antes de mais, ter um motivo, infelizmente sabemos que há quem ligue ‘por piada’, e isso pode sair caro, principalmente porque se ocupa uma linha que pode ser vital para alguém em necessidade. Portanto, sejam responsáveis ao utilizar o 112.
- Pode ligar para o 112 caso esteja envolvido ou testemunhe algum género de emergência como acidentes, doenças súbitas, agressões, intoxicações, assaltos, incêndios, entre outras situações.
- A chamada será atendida por um operador da Central de Emergência da Polícia de Segurança Pública (PSP). Esta chamada é gratuita e pode fazê-la a partir de telefones fixos ou de rede móvel, e em qualquer país de União Europeia.
- Devemos indicar, logo de seguida, o endereço e número de telefone ao operador que nos atende.
- Quem nos atende irá fazer a triagem da situação, dará conselhos sobre como devemos proceder em seguida, e irá acionar os meios de emergência adequados à situação.
- As chamadas que são emergência médica, são reencaminhadas para o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) pertencente ao INEM.
O que deve dizer ao ligar o 112
Assim que liga para o número 112, é fundamental saber o que dizer de forma clara e sem dúvidas, pois, assim é meio caminho andado para uma boa compreensão por parte de quem está do outro lado, e também para que, cheguem ao local, os meios mais adequados.
- Indique o género de situação, como doença, acidente, parto, agressão, etc.
- Indique o número de telefone a partir do qual está a ligar.
- Indique a sua localização exata, referindo pontos de referência (ex: perto de um edifício importante).
- Indique qual é a aparente gravidade da situação.
- Deve também dizer qual o número de pessoas que necessitam de socorro, bem como o sexo e idade.
- Refira quais as queixas e sintomas da pessoa a socorrer, bem como possíveis alterações que vá observando.
- Deve ainda indicar ao operador determinadas situações específicas, por exemplo, um perigo de incêndio que exija acionar outros meios no local.
- Desligue a chamada somente quando o operador o indicar.
O que fazer em caso de INTOXICAÇÕES
- Quando a situação de emergência médica é uma intoxicação ou envenenamento, pode ligar logo para o número do Centro de Informação Antivenenos (CIAV) – 808 250 143 – que terá um custo de uma chamada local.
- Caso a chamada não seja rapidamente atendida, ligue para o 112 ou dirija-se ao hospital mais próximo.
- Ao ligar para o CIAV, a chamada é atendida por um médico que coloca as seguintes questões:
- QUEM? – Deve indicar a idade e o sexo da vítima. Se a pessoa estiver grávida deve também indicar essa situação.
- O QUÊ? – Refira o nome do medicamento, substância ou produto ingerido pela vítima, ou a planta, animal que causou a intoxicação/envenenamento.
- QUANTO? – Indique qual a quantidade ingerida, ou o tempo de exposição ao produto tóxico.
- QUANDO? – Refira há quanto tempo é que a vítima foi intoxicada/envenenada.
- ONDE? – Deve indicar o local onde ocorreu a intoxicação/envenenamento.
- COMO? – Refira em que moldes a vítima foi intoxicada: se ingeriu o produto em jejum, se foi juntamente com outros alimentos, etc.
O que fazer logo após uma intoxicação?
Antes de ligar para o CIAV ou para o 112, saiba o que fazer imediatamente a seguir à ingestão ou exposição a um produto tóxico, de forma a prevenir o agravamento da situação:
- Em caso de contacto com os olhos, deve lavá-los abundantemente com água a correr durante 15 minutos. Mantenha as pálpebras afastadas durante esta ação e não aplique qualquer outro género de produtos.
- Caso tenha havido contaminação da pele, deve retirar as roupas que possam ter sido contagiadas pelo produto, e lave a zona contaminada com água corrente durante 15 minutos.
- Se a vítima tiver sido picada ou mordida por um animal, deve em primeiro lugar imobilizar a zona afetada. Em caso de picadas de abelhas, vespas, lacraus ou mordidelas de víbora, coloque algo frio na zona afetada. Coloque algo quente somente em picadas de peixe-aranha.
- Se a vítima tiver inalado algum produto tóxico, deve retirá-la do espaço contaminado.
- Em situações de ingestão de alimentos envenenados, não provoque o vómito e dê à vítima alguns goles de água ou leite para beber.
Quando as chamadas não são emergência, ligue para a Linha Saúde 24
A Linha Saúde 24 é uma linha para chamadas de não emergência, quando não são necessários os meios de emergência no local. Caso ligue para o 112 e se verifique que não é uma situação de emergência, a chamada será reencaminhada para a Linha Saúde 24.
- Pode ligar para a Linha Saúde 24, marcando o número 808 24 24 24, com um custo de uma chamada local.
- O atendimento é feito por enfermeiros que dão aconselhamento profissional de forma a se saber lidar com a situação de saúde em questão.
- No início da chamada, é pedido o número de cartão de utente, portanto, confira se tem esses dados à mão.
Esperamos que este guia seja útil a todos para que se atue mais rapidamente, e de forma a mais adequada, em situações de emergência.