Para quem costuma viajar de avião há muitos pormenores no interior da aeronave que dão que pensar. No que diz respeito às janelas, sabe porque é que as mesmas não são quadradas ou retangulares, tal como acontece em alguns carros?
Descubra neste artigo a explicação para tal opção.
O facto de os aviões terem janelas redondas/ovais deve-se à resistência, ao nível da pressão, da mesma comparativamente a janelas quadradas ou retangulares.
Segundo o Travel + Leisure, “os cantos aguçados das janelas quadradas ou retangulares são naturalmente mais fracos: tratam-se de pontos de concentração de pressão que tendem a enfraquecer devido à pressão atmosférica”. Assim, a escolha de janelas redondas/ovais para aviões é a mais acertada, uma vez que conseguem também distribuir melhor a pressão.
Janelas redondas nos aviões: Nem sempre foi assim…
Os primeiros aviões comerciais, dos anos 1950, utilizavam janelas quadradas. O modelo de Havilland Commet, por exemplo, desenvolvido nos finais dos anos 1940, foi o primeiro avião a jato a prestar serviço comercial e tinha janelas quadradas.
Estes aviões tiveram sérios problemas, sendo que dois exemplares quebraram-se mesmo a meio de um voo, causando a morte dos passageiros. De acordo com algumas investigações realizadas, concluiu-se que os cantos das janelas racharam num ângulo de 90º devido às mudanças de pressão constantes durante o voo.