Pplware

Sabe porque é que as janelas dos aviões são redondas?

Para quem costuma viajar de avião há muitos pormenores no interior da aeronave que dão que pensar. No que diz respeito às janelas, sabe porque é que as mesmas não são quadradas ou retangulares, tal como acontece em alguns carros?

Descubra neste artigo a explicação para tal opção.


O facto de os aviões terem janelas redondas/ovais deve-se à resistência, ao nível da pressão, da mesma comparativamente a janelas quadradas ou retangulares.

Segundo o Travel + Leisure,  “os cantos aguçados das janelas quadradas ou retangulares são naturalmente mais fracos: tratam-se de pontos de concentração de pressão que tendem a enfraquecer devido à pressão atmosférica”. Assim, a escolha de janelas redondas/ovais para aviões é a mais acertada, uma vez que conseguem também distribuir melhor a pressão.

Janelas redondas nos aviões: Nem sempre foi assim…

Os primeiros aviões comerciais, dos anos 1950, utilizavam janelas quadradas. O modelo de Havilland Commet, por exemplo, desenvolvido nos finais dos anos 1940, foi o primeiro avião a jato a prestar serviço comercial e tinha janelas quadradas.

Estes aviões tiveram sérios problemas, sendo que dois exemplares quebraram-se mesmo a meio de um voo, causando a morte dos passageiros. De acordo com algumas investigações realizadas, concluiu-se que os cantos das janelas racharam num ângulo de 90º devido às mudanças de pressão constantes durante o voo.

Exit mobile version