Pplware

Robô que vigia o rio já apanhou 27 moradores a poluírem o Vizela

Depois de detetadas águas residuais encaminhadas diretamente para o rio, a Câmara de Vizela identificou 27 habitações a prevaricar. Recorrendo a um robô, foi possível a identificação dos locais e dos proprietários. Deste modo, as ações levaram a autarquia a atuar, notificando os autores para a rápida resolução das situações.

A empresa responsável pela inspeção dos recursos hídricos utilizou um robô que tem instalada uma câmara de vídeo que identifica a origem da poluição.


Um dia já foi o rio mais poluído da Europa

Conforme conta a história, o Rio Vizela, com os seus afluentes, já foi considerado o rio mais poluído da Europa. A partilhar este título esteve igualmente o Rio Ave, onde o primeiro desagua.

Portanto, no auge da indústria têxtil, estes rios eram usados como uma espécie de esgoto a céu aberto. Em muitas alturas as águas desciam até ao mar com cores exóticas fruto dos tóxicos para lá despejados. Com a crise do têxtil no vale do Ave, estas regiões perderam a quase totalidade do tecido empresarial. Este grave problema e alguns esforços para criar ETARs (estações de tratamento de águas residuais), ajudaram a reativar a vida quer no Ave, quer no Vizela.

Atualmente, o cenário está melhor, mas ainda há iniciativas que prejudicam a saúde dos cursos de água. Ainda há necessidade de usar outras técnicas para vigiadas e punidas.

 

Tecnologia mostrou os pontos de poluição ativa

Segundo informações da Câmara de Vizela, os serviços da autarquia identificaram um total de 27 habitações com águas residuais encaminhadas diretamente para linhas de água. Desta feita, a autarquia exige que esta situação seja imediatamente resolvida.

Os trabalhos de inspeção dos recursos hídricos foram realizados pela empresa de água e saneamento e também pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR. Assim sendo, nesta passada segunda-feira, foi usado o robô em vários pontos do concelho onde existem linhas de água que confluem para o rio Vizela.

Imagem de descargas poluentes no Rio Vizela | Foto: JN

 

Robôs ao serviço do ambiente

Segundo o comunicado divulgado pela Câmara, “as condutas são inspecionadas com recurso a captação de imagens de vídeo por robô e serão também efetuadas análises às amostras de água recolhidas”.

Além disso, como também foi veiculado, “estas ações pretendem eliminar ligações clandestinas e desta forma contribuir para melhorar a qualidade da água do rio Vizela”. Esforços necessários para limpar os recursos hídricos classificados há algumas décadas como “o grande esgoto”.

Com o intuito de agilizar estas ações de inspeção, a tecnologia utilizada permitiu obter resultados e responsabilizar quem infringe.

Exit mobile version