O Cartão de Cidadão (CC) foi introduzido em Portugal em Fevereiro de 2007 (nalgumas localidades piloto), mas foi apenas em 2008 que passou a ser obtido em qualquer conservatória do registo civil ou loja do cidadão do país. Como já referimos, apesar de integrar várias tecnologias, as mesmas não têm sido muito exploradas/integradas com os mais diversos serviços.
E renovar o cartão de cidadão? É quase como voltar ao “zero”…mas vai haver novidades.
Portugal emitiu, em média, 220 mil cartões de cidadão por mês em 2014. Com muitos cartões a caducar (a validade é de apenas 5 anos), a questão volta a ser colocada em cima da mesa “Não poderá o processo de renovação ser automatizado?”
De acordo com o Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, “daqui a uns anos” os cidadãos vão poder renovar documentos, como o Cartão do Cidadão, automaticamente numa máquina disponível para o efeito.
Além desta novidade para o futuro, Ana Pipa, da Agência para a Modernização Administrativa já havia referido em Novembro que os cidadãos vão poder brevemente identificar-se junto da administração pública através de um código SMS.
Via Lusa/SOL