A tecnologia está hoje presente em tudo o que são processos, automatizando os mesmos. No entanto a existência de falhas nos procedimentos pode levar a situações como a que aconteceu agora na Segurança Social.
De acordo com o Instituto de Segurança Social (ISS), um erro informático levou a que mais de 39 mil crianças recebessem mais abono de família no mês de Março.
Depois do erro informático detectado no Novo Banco, que fez com que fosse transferido dinheiro para a CGD, foi agora a vez da Segurança Social que viu o seu sistema informático proceder a um pagamento errado a mais de 39 mil crianças (que corresponde a menos de 4% do total dos beneficiários).
De acordo com o Instituto de Segurança Social, o “acerto ver ser feito no pagamento referente ao mês de Abril”, estando as respetivas famílias a ser notificadas por correio electrónico ou por carta.
A falha agora detectada deveu-se ao facto de terem existido aumentos que foram introduzidos pelo actual governo e que obrigaram ao “pagamento de retroativos no mês de Março”.