O player mais icónico da Internet não vai desaparecer!
Desde que a AOL anunciou que ia terminar a sua disponibilização, no final do ano passado, que os utilizadores do Winamp se perguntavam qual seria o futuro deste player de música e da sua rede de serviços de stream.
Vários foram os rumores que deram o Winamp como certo noutras empresas, mas apenas agora a certeza chegou. O Winamp e o SHOUTcast foram vendidos à Radionomy.
Nos primeiros dias deste ano foram vários os utilizadores dos fóruns do Winamp que detectaram uma mudança que poderia ditar o novo rumo para este leitor de música. Os registos de DNS do domínio associado ao Winamp tinham passado da AOL para a Radionomy.
Mas hoje a Radionomy, um serviço de criação de rádios online sediado na Bélgica, com mais de 6000 estações de rádio e 13 milhões de ouvintes únicos, confirmou através de um press release, que a aquisição do Winamp e do SHOUTcast está terminada e são actualmente os donos do software e da rede de stream.
Nas palavras de Alexandre Saboundjian, CEO do grupo Radionomy, o Winamp é um dos melhores leitores de música da actualidade, não apenas pela qualidade, mas também pelos serviços e funcionalidades que oferece.
Winamp is a top independent player that gives millions of people the best player functionality available,
Its role is clear in the future evolution of online media – we plan to make the player ubiquitous, developing new functionalities dedicated to desktop, mobile, car systems, connected devices and all other platforms.
Os planos da Radionomy para o Winamp prevêem a sua integração como um player que dará também acesso aos serviços que este grupo presta. Vão surgir melhorias no player e este será, finalmente, actualizado.
A Radionomy quer revitalizar a versão para Desktop deste leitor, bem como apostar na vertente móvel, com versões para Andoid (já existente) e para iOS.
O SHOUTcast passará também a fazer parte da proposta do Radionomy, sendo integrado com os serviços que actualmente são prestados.
Não existem quaisquer dados financeiros sobre esta aquisição, mas sabe-se que no final a AOL ficará como accionista da Radionomy.
No mês passado a Radionomy tinha-se fundido com a TargetSpot, uma rede de publicidade áudio baseada nos Estados Unidos.
Depois dos rumores de ser comparado pela Microsoft, o Winamp tem finalmente o seu lugar garantido, fazendo parte dos planos de uma empresa que está interessada em trazê-lo de volta aos seus dias de glória!