Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Manjaro, depois o Mint e o Deepin e recentemente apresentamos com mais detalhe o popular Ubuntu.
Depois de ensinarmos a executar esta distribuição, vamos conhecer quais as aplicações que fazem parte da mesma.
O Tails (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux baseada em Debian, cujo principal objetivo é garantir o anonimato do utilizador, sem deixar rasto, enquanto este navega na Internet. Esta distribuição traz já várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenger, entre outras.
Acessórios
Ao nível dos acessórios, esta distribuição traz uma calculadora, um editor de texto, um gestor de ficheiros, o KeePass X para guardar credenciais de acesso e a ferramenta GtkHash para fazer o check de hashes de ficheiros.
Ferramentas do Sistema
Ao nível das ferramentas do sistema podemos encontrar o terminal, temos acesso às Definições do Sistema, o Gestor de pacotes da distribuição, entre outras ferramentas.
Gráficos
Ao nível do design, o Tails traz o popular Gimp, o LibreOffice Draw, IkScape, Scribus, entre outras ferramentas.
Internet
No que diz respeito às ferramentas da Internet destaque para o Tor Browser, para o cliente de e-mail Thunderbird, para o gestor de circuitos Onion, para a ferramenta Gobby para partilha de documentos, e a carteira para moedas digitais Bitcoins.
Destaque ainda, ao nível da Produtividade, para a suite LibreOffice e para a fermenta VeraCrypt. Esta ferramenta é uma alternativa ao TrueCrypt que permite criar discos/volumes virtuais cifrados (mesmo em Pens ou discos USB). Pode-se, por exemplo, cifrar uma partição do seu disco rígido ou simplesmente criar uma “zona segura” no seu disco.
Como já referimos, esta distribuição tornou-se bastante conhecida por causa de Edward Snowden, o famoso fugitivo norte-americano e denunciante do sistema de espionagem mundial levado a acabo pela NSA (National Security Agency) que referiu usar esta distribuição Linux por questões de privacidade. Estajam atentos aos próximos tutoriais.