A grande notícia de hoje é relativa à imposição de carregador único para telemóveis, por parte da União Europeia, já partir do outono de 2024.
A interface USB Tipo-C será obrigatório nos smartphones e o carregador será vendido à parte. Mas quanto irão os consumidores poupar com tal mudança?
Poupança com carregador pode chegar aos 250 milhões de euros aos consumidores
A Comissão Europeia prevê uma poupança de 250 milhões de euros aos consumidores da União Europeia (UE) pela introdução de um carregador universal. Face a tais avanços, a Comissão Europeia considera um “passo importante” para maior comodidade e menos desperdício.
Thierry Breton, comissário europeu do Mercado Interno referiu que…
O acordo que alcançámos esta manhã trará cerca de 250 milhões de euros de poupança aos consumidores e permitirá também o surgimento de novas tecnologias, tais como o carregamento sem fios, […] sem deixar que a inovação se torne uma fonte de fragmentação do mercado e de inconvenientes para os consumidores
Thierry Breton assinala que “um carregador comum é um resultado comum para os muitos dispositivos eletrónicos da vida quotidiana”.
Graças ao nosso forte empenho político, chegámos a um acordo em menos de nove meses” após a apresentação da proposta, permitindo que “os consumidores europeus possam utilizar um único carregador para todos os seus equipamentos portáteis
A União Europeia prevê adotar, no outono de 2024, o carregador USB tipo C para todos os telemóveis, ‘tablets’ e câmaras, dado o acordo hoje alcançado entre o Parlamento Europeu e os Estados-membros.
Ao abrigo das novas regras, os consumidores deixarão de precisar de carregadores e cabos diferentes para os vários aparelhos eletrónicos portáteis de pequena e média dimensão.
Para os computadores pessoais, há um prazo de 40 meses para adaptação após a entrada em vigor da nova legislação da UE. As novas regras não se aplicarão aos produtos colocados no mercado antes da data de aplicação.
Leia também…