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Qual a utilidade para o Twitter?

Com este artigo pretendo explicar várias utilidades para o Twitter, visto que ainda muita gente me pergunta o que é e para que serve.

Como a resposta para essa pergunta é demasiado comprida e complexa, decidi escrever um artigo sobre a minha perspectiva das várias utilidades para o Twitter, se bem que, certamente, existirão muitas mais, felizmente.

Publicidade

Obviamente, um dos usos “comerciais” mais óbvios é a publicidade, ou seja, pode utilizá-lo para divulgar algum produto, serviço, promoção/desconto, etc.

Um exemplo bem sucedido foi a Dell que conseguiu vender milhões de computadores com promoções para quem os seguia no Twitter. (Ref. http://blogs.zdnet.com/BTL/?p=19696)

Actualidades / Novidades

Um dos usos mais comuns para quem não gosta de partilhar aspectos privados da sua vida, é utilizar o Twitter quase como que um agregador de feeds, ou seja, seguem utilizadores importantes (televisões, jornais, etc.) e ficam a par das últimas notícias em “tempo real”.

Debate

O Twitter pode também ser considerado quase como que um IM (Instant Messenger), tal qual MSN (agora Windows Live Messenger), mas com a diferença em que temos os “contactos” de todos os “famosos” que têm uma conta.

Isto incentiva-nos a participar em debates, a partilhar ideias, até a enviar uma simples mensagem de apreço por alguém que, por alguma razão, admiramos.

Por exemplo, nunca pensei na minha vida trocar ideias (palavras, vá) com o Nuno Markl, por mais insignificantes e vazias de sentido que fossem.

É óbvio que ele tem o blog, mas é mais impessoal.

Com o Twitter aconteceu, assim como com outras pessoas “famosas” como a Alberta Marques Fernandes, entre outros jornalistas e personalidades de várias áreas.

Conversas que, de outra forma, não teriam (ou dificilmente teriam) acontecido.

Feedback

Esta utilidade é semelhante à anterior, mas mais direccionada para a vertente comercial.

Imaginem os utilizadores a darem feedback instantâneo sobre um produto ou serviço de que usufruíram.

Agora notem que mais pessoas vão ver esse feedback e, muito provavelmente, experimentar o produto e dar também eles feedback.

Aconteceu-me com a ferramenta que utilizo para o Twitter, o HootSuite, pois encontrei uns bugs, disse-lhes quais eram, pouco tempo depois corrigiram, entretanto falei bem do produto (a experiência que tenho com ele é fabulosa), e outras pessoas experimentaram e deram o seu feedback, etc.

Acho que conseguem imaginar a que me refiro.

Uma das formas que se imagina o Twitter a ganhar dinheiro é a vender o acesso a estatísticas que se possam construir com a sua base de dados.

Banalidades (ou não)

O que foi chamado como o tweet sobre “nada” (por quem, obviamente, não percebe nada do assunto), ou seja, quando dizemos que vamos a algum lado, que experimentamos algo e qual a nossa opinião, até coisas tão “simples” como “bem, vou até à praia”.

Este uso foi o inicial sugerido pelo próprio Twitter, ou seja, basicamente, o que escrevemos naquele pequeno espaço de 140 caracteres é a resposta à pergunta “O que estás a fazer” (“What are you doing?”), com o objectivo de manter os nossos amigos actualizados sobre onde andamos e a fazer o quê.

Confesso que este último uso, é simultaneamente péssimo e espectacular.

Por um lado, promove a (já existente em abundância) banalidade das conversas e a sobre-exposição das vidas privadas na Internet, mas por outro, torna também a Internet e a comunicação entre pessoas mais fácil, instantânea, prática e rápida.

Se algum uso popularizou o Twitter entre pessoas (que são, na realidade, quem mais usa e promove as redes sociais), foi este último. O “stay in touch”.

Eu? Como utilizo?

Pessoalmente, penso que tenho a minha quota parte de todas estas utilidades na minha conta. E considero que a uso bem. Não me cansa, não me rouba demasiado tempo, e mantenho-me muitas vezes actualizado através dela, se bem que para isso prefiro o meu Google Reader. Considero-as ferramentas idênticas com objectivos diferentes, no que toca a actualidades.

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