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Anacom – Quais os serviços com mais reclamações em Portugal?

Serviços de comunicações electrónicas no TOP das reclamações

A ANACOM registou 17.116 reclamações entre Julho e Setembro de 2013, mais 5,3 por cento que no segundo trimestre de 2013.

Os serviços de comunicações electrónicas foram os mais reclamados pelos utilizadores (79,4%), seguidos dos serviços postais (12,3%), tendo sido também registadas reclamações relativas a outros serviços, designadamente sobre a televisão digital terrestre (3,1%) e os serviços de valor acrescentado (0,4%).

O principal meio de entrada de reclamações na ANACOM foi o livro de reclamações, que se encontra disponível nos estabelecimentos dos prestadores de serviços de comunicações, e que representou cerca de 73% das reclamações recebidas neste período.

1) Serviços de comunicações electrónicas

Os serviços de comunicações electrónicas foram, no seu todo, responsáveis por 13.587 das reclamações registadas pela ANACOM no terceiro trimestre de 2013, mais 5,6 por cento do que no período anterior.

2) Serviço telefónico móvel

O serviço telefónico móvel contou com 3.286 reclamações no período em análise, mais 2,8 por cento que no segundo trimestre de 2013, sendo que cerca metade dos problemas reportados pelos utilizadores estão relacionados com equipamentos (51,3%). Neste universo destacam-se as questões relacionadas com o desbloqueamento de equipamentos.

Nas questões relativas ao contrato, que representam 25,2 por cento dos problemas reportados, a informação pré-contratual e as condições contratadas neste serviço foram os assuntos com mais expressão.

3) Serviço de acesso à Internet

O serviço de acesso à Internet contou com 1.634 reclamações no período em análise, mais 17 por cento que no trimestre anterior.

A maioria dos utilizadores reportou problemas contratuais (65,2%), sobretudo relacionados com a velocidade do serviço e o cancelamento do contrato, entre outros. No entanto o peso das questões contratuais, no seu todo, decresceu 5,2 por cento face ao período anterior.

4) Serviço de televisão por subscrição

O serviço de televisão por subscrição contou com 1.234 reclamações no período em análise, mais 17,9 por cento que no segundo trimestre de 2013. A maioria dos problemas reportados incidiu sobre questões contratuais (70,8%), relacionadas com alterações das condições contratuais pelos operadores e o cancelamento dos contratos.

Ainda assim, o peso dos problemas contratuais também decresceu face ao período anterior neste serviço em 3,5 pontos percentuais.

5) Serviço telefónico fixo

O serviço telefónico fixo contou com 972 reclamações no período em análise, mais 2,6 por cento que no período anterior, tendo os utilizadores reportado, também neste serviço, sobretudo problemas relacionados com a informação pré-contratual prestada pelos operadores e o cancelamento do contrato, entre outras questões diversas sobre condições contratadas (40,8%), registando-se um decréscimo no seu peso face ao total de reclamações de 4,8%.

A portabilidade do número (27,1%) e a avaria do serviço (18,9%) foram outros dos problemas mais reportados no terceiro trimestre de 2013.

6) Serviços postais

No que respeita aos serviços postais que, no seu todo, registaram 2.101 reclamações, menos 8,8 por cento que no segundo trimestre de 2013, os serviços com mais reclamações foram o envio de correspondência, com 44,4 por cento, seguido das estações e postos de correios, com 23,3 por cento e do envio de encomendas, com 15,7 por cento, do total de reclamações registadas sobre este sector no terceiro trimestre de 2013.

Estes são os cinco serviços que mais reclamações obtiveram entre Julho e Setembro de 2013. São número elevados (tendo em conta que o período de análise é curto) que demonstram que há ainda muito trabalho por fazer, para se conseguir oferecer serviços com melhor qualidade.

Como utilizador, costuma reclamar dos serviços que lhe são prestados? Para si, qual o pior serviço nesta área?

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