Pplware

PT é a responsável pelo colapso do SIRESP nos incêndios?

Já passaram quase dois meses após o fatídico incêndio de Pedrógão Grande que fez 64 vítimas. Desde essa altura o Sistema de comunicações SIRESP tem estado “debaixo de fogo”, tendo voltado a falhar em outros incêndios registados no país.

Recentemente, o atual primeiro ministro de Portugal, António Costa, veio dizer que a Portugal Telecom é a responsável pelo colapso do SIRESP nos incêndios.


A Rede SIRESP é baseada na tecnologia de comunicações trunking digital TETRA (Terrestrial Trunked Radio), de acordo com o padrão europeu desenvolvido pelo ETSI (European Telecommunications Standards Institute), sendo a referência no espaço europeu na área de segurança (PSS – Public Safety and Security).

Esta tecnologia é amplamente utilizada na Europa, nomeadamente, Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega, Islândia, Irlanda, Áustria, Mónaco, Polónia, Croácia e Lituânia.

A Rede SIRESP está dimensionada para suportar até 53500 utilizadores e é constituída por 7 comutadores, 550 Estações Base, 52 salas de despacho e duas Estações Móveis.

Mas afinal de quem é a culpa do colapso do SIRESP nos incêndios?

António Costa revela que o colapso do SIRESP resultou do colapso da rede da PT. Costa defende que os cabos devem ser enterrados…

É inadmissível que as redes de comunicações junto as estradas nacionais que já têm calhas técnicas não estejam enterradas e continuem com os cabos aéreos…

António Costa

…e deixa um conselho ao SIRESP: a rede de emergência deve exigir melhores serviços à PT ou então simplesmente trocar de operadora.

Costa considera que o SIRESP não deve ser nacionalizado e o contrato deve ser mantido e diz que em breve outras medidas serão anunciadas para a resolução do problema.

O primeiro-ministro revelou ainda que a ministra da Administração Interna “está precisamente neste momento a trabalhar com o SIRESP para que seja dotado das redundâncias necessárias para que este sistema não falhe, além de já ter assegurado o funcionamento pleno de quatro carrinhas que asseguram a ligação a satélite que permita restabelecer as ligações em caso de colapso da rede fixa da PT”.

Mas então…

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse no final do mês de julho, na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, que as falhas de funcionamento do SIRESP “não são de hoje”, recordando que este sistema de comunicações de emergência também falhou em 2012 e 2013.

Fonte: RTP | Imagem: Público

Exit mobile version