Foi através da rede social Facebook que a PSP alertou, esta segunda-feira, para a existência de chamadas “falsas” para o “suporte técnico remoto” efectuada por pretensos técnicos da Microsoft Portugal. A PSP alerta que não devem ser facultados quaisquer dados críticos de segurança tais como IP, USERNAME, PASSWORD por qualquer via, mormente a telefónica.
Em Fevereiro de 2015 a PJ já tinha alertado para situações idênticas às reportadas agora pela PSP.
Na prática os atacantes recorrem ao telefone para contactar as vítimas e solicitam um conjunto de dados (ex. IP, USERNAME, PASSWORD do sistema operativo) que lhes permite o acesso remoto à máquina.
Para que não seja uma das vítimas, é importante que siga as seguintes recomendações:
- não deve haver qualquer resposta a este tipo de contactos, uma vez que os mesmos não são efetuados pela empresa Microsoft;
- não devem ser fornecidos quaisquer tipos de dados pessoais;
- não deve ser facultada qualquer interação com o seu sistema informático, sob pena de dano e comprometimento do equipamento, bem como dos dados pessoais que aí possam existir.
No caso do suporte técnico da Microsoft, a empresa possui um formulário online onde podem reportar estas situações.