Como o Pplware já tinha informado aqui, a ANACOM tinha vindo a trabalhar com as operadoras, rádios e televisões para operacionalizar um sistema de alerta de incêndios.
O sistema já está em funcionamento, mas num dos últimos alertas, a Proteção Civil enganou-se no número e enviou um alerta com o número da Glassdrive. A tecnologia hoje está mais simples, contudo necessita de ser afinada para que não aconteçam estes casos.
De acordo com o jornal Publico, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) enviou nesta quinta-feira alertas de risco de incêndio por SMS à população que está nos distritos de Faro e Beja.
No entanto, segundo informações, o número de telefone indicado pela Proteção Civil para mais esclarecimentos ou informações remetia para o número geral de uma empresa de reparação automóvel, a Glassdrive. O número é bastante idêntico e provavelmente gerou confusão.
O número que deveria ser indicado é o 800 246 246 mas na mensagem o número indicado era o 808 246 246.
De acordo com o DN, que contactou a Glassdrive, a empresa confirmou que já tinha recebido inúmeras chamadas de pessoas a pedir esclarecimentos sobre a mensagem. Um pouco mais tarde quando se fazia a ligação era-se remetido para uma mensagem – “Não é possível completar a chamada” – e a ligação terminava.
Entretanto a Proteção Civil reenviou uma novo SMS com o número rectificado.
Em termos de tecnologias, estas são bem conhecidas e a Proteção Civil, para que as mensagens sejam enviadas aos destinatários correctos, conta com a colaboração das operadoras de telecomunicações móveis. Tal como refere o jornal, estas operadoras são quem remete a mensagem previamente elaborada pela ANPC para os assinantes ou utilizadores que se encontrem na área de risco em causa.