Pplware

Procuram-se 825.000 Profissionais TI até 2020

Estamos a pouco mais de 3 anos de distância de uma realidade onde as previsões da Comissão Europeia apontam para um défice de mais de 825.000 profissionais TI.

Na verdade, estamos a falar de praticamente um milhão de profissionais apenas na Europa!

Em 2015, a Europa fechou o ano com uma lacuna de aproximadamente 340.000 profissionais de TI. Para o ano que vem, em 2017, esta necessidade aumentará para praticamente 650.000 e é fácil perceber que, a menos que seja encontrada rapidamente uma solução com resultados de volume, teremos uma lacuna gigante em projectos de TI com graves tendências para aumentar essa lacuna!

Muitas iniciativas têm aparecido e algumas com sucesso comprovado, no sentido de formar e ou reconverter profissionais de outras áreas, ou de outras engenharias, para que se possam colmatar estas abissais interrupções na entrega operacional de equipas de execução técnica de TIs. No entanto, estas iniciativas revelam-se apenas como soluções de nicho e não conseguem dimensão para abordar o desafio no seu todo.

As tecnologias de informação assumem assim, claramente e desde há mais de 20 anos, uma realidade paradoxal com os “restantes” mercados de trabalho. Existem muitas mais oportunidades, empregos, projectos e necessidades do que alguma vez o número de profissionais de TI existiu em cada momento. E pelo crescendo do mundo tecnológico em que vivemos, o fosso aumenta diariamente. Ou seja, quando ouvimos falar em desemprego, na nossa cabeça activa-se um alarme que nos diz, há quase duas décadas, “excepto nas TI’s”!

 

E que perfis de profissionais TI são estes?

Como podem imaginar, com estes números, as faltas atingem praticamente todos os perfis, talvez com uma maior incidência nos perfis de desenvolvimento.

Mas as carências vão desde:

 

E em Portugal?

De acordo com a IDC, o mercado de TI em Portugal vai crescer 2,6% em 2016. Há vários players que recrutam estes profissionais, como por exemplo o Grupo ObjectWare que tem em Portugal excelentes projectos, para ajudar qualquer profissional no início da carreira, e a lançar as fundações de tudo o que precisa para crescer ao nível profissional.

Se está na área das TI’s e procura oportunidades ou novos desafios, basta que acedam aqui.

Exit mobile version