O Instagram é uma rede dedicada à partilha de fotografias e de tudo o que gira à volta dela. Esta rede social tem algumas particularidades únicas em termos de privacidade que obrigam os utilizadores a terem de seguir os utilizadores para poderem aceder às suas imagens.
Mas uma recente descoberta veio revelar que afinal os elevados padrões do Instagram afinal podem ter algumas falhas graves e que expõem ao mundo as fotografias que se pensavam estar privadas.
A falha de segurança agora descoberta pelo site Quartz, mostrou que as imagens dos utilizadores que têm o seu perfil marcado como privado na verdade podem ser acedidas de uma forma muito simples.
Na verdade não são todas a imagens que conseguem ser acedidas. Existe uma condição que terá de ser cumprida, mas que aparenta estar bem assumida pelo Instagram.
Do que pôde ser apurado, sempre que se publicam imagens numa conta do Instagram sem que esta esteja privada, estas imagens vão ficar acessíveis para sempre, mesmo que o utilizador mude a sua conta para privada.
Este não é o comportamento esperado pela maioria dos utilizadores, que estaria a espera de ver o acesso às suas imagens bloqueado e sem a possibilidade de estas serem vistas.
Dos diferentes testes que o Quartz fez foi sempre possível aceder às imagens, quer estas tenham ou não sido partilhadas. Basta o acesso ao link da imagem para que a mesma esteja expostas e acessível em qualquer ponto da Internet, quer para utilizadores do Instagram como para qualquer outra pessoa.
Este problema foi apresentado ao Instagram e a empresa apressou-se a resolvê-lo, passando a tornar privadas as imagens que estivessem nas condições anteriores.
Mas mesmo com essa correcção foi propositadamente deixada de fora uma situação que mantêm essas imagens visíveis. Caso a imagem seja partilhada no Instagram e noutra rede social então a imagem será sempre visível.
Apesar de estar bem descrito nas regras de utilização do Instagram, esta não é uma situação normal e não seria de esperar este comportamento específico. O que o utilizador espera é que ao colocar o seu perfil em privado todas as suas imagens passem a herdar esse estado, mesmo as que tivessem sido publicadas noutros locais.
Existe ainda muito trabalho a ser feito neste campo e em particular pelo Instagram. Esta empresa, que faz parte do Facebook, tem de conseguir gerir de forma muito mais expedita e abrangente tudo o que se relaciona com a privacidade dos utilizadores e dos conteúdos que estes colocam no serviço.