Pplware

Preços da App Store da Apple ficam hoje mais caros na Europa

O início do ano de 2015 vai trazer alguns ajustes nos mercado de aplicações da Apple. Segundo a empresa comunicou aos programadores, os preços das aplicações disponibilizadas em alguns países vão sofrer alterações.

E essas actualizações de preços vão atingir a maioria dos países da europa e entrará já em vigor hoje. A partir de agora as aplicações na Apple Store estão mais caras.

Este processo de actualização foi iniciado no principio desta semana com o envio de um email pela Apple para todos os programadores registados.

Nessa mensagem a Apple alertava para o facto de ir proceder até ao final da semana a alterações na forma como calcularia os preços das aplicações que disponibiliza na sua loja.

As principais razões para esta mudança e para o acerto dos preços na App Store está associada a mudanças na forma como a União Europeia alterou as leis associadas à cobrança de impostos dentro do seu espaço e também às alterações que os câmbios internacionais têm sofrido.

Ao proceder a esta mudança a Apple quer assim cumprir com as novas regras e também ajustar o preço das suas aplicações ao seu real valor, com as novas flutuações cambiais.

Estas mudanças vão afectar todos os países que pertencem à União Europeia, Noruega e Canadá, onde vão ser aumentados. Curiosamente na Islândia os preços vão ser reduzidos.

Na Rússia, onde a Apple já tinha realizado mudanças de preços no hardware, os valores vão ser alterados, não tendo sido indicado que aumentam ou diminuem.

Não existe por parte da Apple qualquer informação sobre os acertos que vão ser feitos aos preços, mas estes não devem ser significativos em termos percentuais.

Cada país deverá passar a ter os seus preços, uma vez que a Apple passará a cobrar valores distintos de IVA, por país e não como um todo na União Europeia. O valor aplicado antes estava nos 22% da Irlanda.

Para além dos novos preços para as aplicações, a Apple anunciou também que vai alterar os documentos referentes às margens de lucro para os programadores para que reflicta esta alteração.

Esta mudança de preço vem no seguimento de outros acertos que tem vindo a realizar noutros países e que têm colocados os seus equipamentos e aplicações mais caros. Um exemplo foi o Brasil, onde os aumentos de preços dos equipamentos Apple foram generalizados e bastante elevados.

Ao efectuar estas mudanças e aumentando as diferenças de preços entre a Europa e os Estados Unidos a Apple arrisca-se a retirar interesse aos programadores em publicar as suas aplicações pagas fora dos EUA, e tudo graças ao menor interesse em comprar aplicações que daqui advirá.

Exit mobile version