Pplware

Precisa de um emulador de redes informáticas? Veja estas 4 sugestões

A área das redes informáticas é sem dúvida uma das mais fascinantes no mundo da informática. Quem trabalha em tecnologias de informação ou quem estuda para adquirir uma certificação Cisco (CCNA/CCNP/CCIE) necessita de saber configurar logicamente essa rede bem como os respetivos ativos de rede.

Já que nem todos têm disponibilidade financeira para ter routers, switchs, access points para criar cenários de redes, nada melhor que usar um emulador para o efeito. Hoje apresentamos 4 sugestões.


#1 – GNS3

O GNS3 é um emulador de redes bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos ativos de uma rede: routers, switchs, PCs, telefones, firewalls, etc.

Considerando, por exemplo, um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respetivas configurações. Com o GNS3 pode também ligar o seu cenário virtual a um cenário real.

GNS3


#2 – Packet Tracer

Tal como o GNS3, o Packet Tracer é um emulador de redes. Esta ferramenta destaca-se pela simplicidade, por disponibilizar interface bastante robusta e por ser uma solução pronta a funcionar, ou seja, já traz o IOS disponível para os vários equipamentos de rede.

Esta fantástica ferramenta foi desenvolvida pela própria Cisco e está disponível para alunos que fazem parte das Academias Cisco espalhadas pelo mundo.

Packet Tracer


#3 – Common Open Research Emulator (Core)

O Core, é uma ferramenta que permite emular redes informáticas em uma ou várias máquinas. Com esta ferramenta, além de ser possível criar os mais diversos cenários e configurar os mais diversos equipamentos de rede, é ainda possível ligar a mesma a cenários reais.

A ferramenta disponibiliza uma GUI para desenhar as topologias de rede e configurar os equipamentos ativos (ex. routers, switchs, Access Points).

Common Open Research Emulator (Core)


#4 – EVE-NG

O EVE-NG é a evolução da poderosa plataforma UnetLab. A plataforma EVE é uma plataforma totalmente grátis e foi desenvolvida por Andrea Dainese. A grande diferença desta plataforma para outras é o facto de os laboratórios poderem ser realizados através de um simples browser.

A plataforma está disponível através de uma simples imagem .OVA e pode ser executada em qualquer simples Windows, Linux ou macOS.

EVE-NG


Todas as soluções apresentadas são, sem dúvida, fantásticas. Para quem quiser começar a dar os primeiros passos, talvez o Packet Tracer seja a melhor ferramenta para iniciar. Uma das mais completas e reais é o GNS3, no entanto, a ferramenta EVE-NG tem vindo a evoluir significativametne.

Exit mobile version