Depois de tanto o que foi investido em infraestruturas de comunicações, Portugal ocupa hoje uma boa posição no ranking de velocidade da Internet da Akamai.
Segundo os dados do terceiro trimestre de 2015, Portugal ocupa hoje a 28º posição entre os países da EMEA com uma velocidade média de 10,6 Mbps.
O relatório State of the Internet referente ao terceiro trimestre de 2015 foi recentemente publicado. De acordo com a informação, Portugal ocupa a 28º posição nos países pertencentes à EMEA (Europa, Oriente Médio e África), com uma velocidade média de acesso à Internet de 10,6 Mpbs.
O ranking de velocidade da Internet para os países da EMEA é liderado pela Suécia com uma média de 17,4 Mbps. É de salientar ainda que Portugal está à frente da Espanha neste ranking.
No ranking dos países da América, os Estados Unidos lidera o ranking com 12,6 Mbps, seguido do Canada com 11,9 e o Brasil ocupa a 93º posição com apenas 3.6 Mbps.
Ainda relativamente a Portugal, o estudo revela que apenas 37% têm Internet acima dos 10 Mbps. 85% é o valor de consumidores que têm Internet acima de 4 Mbps.
Países 4k Ready
No que diz respeito aos países 4K ready (que oferecem pacotes de dados acima dos 15 Mbps), Portugal cresceu 203% nestes últimos anos.
Portugal ocupa actualmente a 22º posição no Ranking de países EMEA com velocidades de Internet superior a 15 Mbps. O ranking é novamente liderado pela Suécia.
O estudo revela ainda que Portugal está na sexta posição quando se fala em tráfego IPv6.
Em Portugal estão em uso 3 627 284 endereços públicos IPv4. O pico médio da velocidade de ligação à Internet é na ordem dos 47,9 Mbps.
Estes são os principais resultados de mais um relatório da Akamai. Portugal tem crescido de forma significativa e isso nota-se na posição que actualmente ocupa. De relembrar que em Janeiro de 2015 Portugal ocupava a 37º posição.