Quantcast
PplWare Mobile

Portugal: Velocidade média de acesso à Internet é de 10,6 Mbps

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. joao says:

    Deve ser uma pergunta estúpida mas, porque é que nos contratos das operadoras diz por exemplo 30megas de velocidade mas o download atinge apenas uma velocidade média de 3mb/s??

  2. Ruben Miguel says:

    Estas estatísticas são feitas tendo em conta os contratos ou a velocidade real de ligação?
    É que no meu caso é bem diferente a velocidade contratada da velocidade real, posso dizer que tenho um contrato de (até!!!!!) 24Mb e só tenho 10Mb de velocidade efetiva.

    • int3 says:

      deixa-me adivinhar. ADSL?
      Se sim então não te queixes

      • Ruben Miguel says:

        Não me queixo? Então?

        • PF says:

          Não te queixes porque isso é o problema que o pessoal sempre teve em todo o lado desde que apareceu o ADSL. Depende altamente da tua distância à central, e 10 mbps já não é nada mau.

          O que vale é que desde 2009 tenho fibra! Muda logo mal haja na tua zona, é uma diferença da noite para o dia. Aliás duvido muito com 60/70% da populacao a viver em cidades com fibra (vodafone/meo) ou cabo (nos) a média nacional seja 10 mbps.. Não conheço ninguem com menos de 50. Arre, até num telemóvel com 3 anos tenho 120mbps no meio da rua com o 4G da vodafone..

          • Ruben Miguel says:

            Eu não me estou a queixar da velocidade, só me queixo dos tarifários que as operadoras possuem. Se sabem que o ADSL tem essas limitações na maior parte dos casos porque é que fazem os contratos com velocidades tão altas se depois na realidade é o que se vê…
            Até aceito que não se consiga os 24Mb (18/20Mb), epá mas menos de 50% da velocidade contratada é brincarem com o pessoal, e eu nem sou dos piores… Conheço quem tenha 5Mb com o mesmo contrato dos 24Mb.

          • Zaark says:

            Duvidas que seja cerca de 10Mbps em média? Portugal não é só Lisboa, Porto e Coimbra (e Algarve no Verão). Em ADSL tenho um máximo de 7Mbps quando 1) não tenho a TV ligada *e* 2) o prédio tem pouca gente ou estão todos a dormir. Os preços pedidos pela operadora que finalmente chegou aqui com a Fibra – assim como de qualquer operadora – são de lamentar… É um oligopólio tremendo e miserável…

      • Victor says:

        talvez pq n haja fibra. aqui no porto nem nas cidades tem, uma tristeza

  3. Nuno Fernandes says:

    Velocidade média Download > 45Mbs
    Velocidade média de Upload > 20Mbs

    Picos: Download > 95Mbs | Upload > 30Mbs

    Velocidade em Mbits/s

  4. Pedro says:

    eu tenho no contrato 24Mb e se receber 2Mb é o muito…

    • RenatoNismo says:

      so what ? em 2005 eu tive net ADSL da Sapo e era dos mais estáveis que tive, velocidade de download decente, abusava a jogar online e tive sempre bom ping, mas o mbit não chegava a 24mb devido a limitação que não me lembro qual era..

      e depois em 2011 tive ZON em casa e era o pior serviço, todos os dias falha de net por minutos a horas, falha de telefone, nunca permitiu jogar online, em qualquer jogo que fosse entrar 1 servidor era falha de ligação. nem o Xbox Live conseguia manter ligação por mais de 1 minuto..

      antes um ADSL estável que Serviço instável.

  5. Tiago Sampaio says:

    Eu estou aqui a pagar 26 euros por 200mb/20mb na vodafone, muito bom! Tirando a parte que todos os PC’s lá de casa só aguentam 100mb… 🙁

  6. Marcelo Macedo says:

    Eu tenho uns respeitáveis 13/14 megabits, o que para uma aldeia, é bastante satisfatório

  7. Joana Aliseu says:

    aqui 112 mg

  8. Diogo says:

    Residente na Suica, ando a volta dos 45 megabytes por segundo. Em upload, tenho a volta dos 6 megabytes por segundo. Isto em internet por cabo.

    • André Alves says:

      Mega bytes ou bits, normalmente a velocidade de Internet vem em bits

      • iDroid says:

        É possível que o Diogo tenha dito as velocidades correctamente; eu tenho 1gbps de download e 50mbps de upload até ao final do ano, devido a um concurso da vodafone.

        • ruiuda says:

          Desde já parabéns pela vitória.

          Nesse extra da Vodafone o único fator que deixa a desejar é o valor absurdo que pedem, uma vez que o upload que não acompanha o download (poderia ser no mínimo 100-200 Mbps ou até simétrico).

  9. Daniel says:

    126mb/s reais ligado a ethernet (segundo o teste de velocidade da zon)
    consigo suster velocidades de 14MB/s em torrents 🙂

  10. Pedro Pinheiro says:

    200 mbps down / 20mbps up

  11. jedi says:

    deveria dizer quais os país tem fibra otica e quanto a percentagem que abrange cada país. era importante saber a evolução de cada país em termos de tecnologias que usam. se fibra otica ou cabo coxial ou adsl.

    Eu tenho contratado 30mb/s (mbits/s), a velocidade de download não depende so da nossa ligação mas também do servidor de onde estamos a descarregar a informação.

    Ontem por exemplo tive a descarregar software da dreamspark a 1.3 MB/s (MBytes/s).

    O máximo de download que já cheguei por instantes foi a 2.8 MB/s (MBytes/s).

    Isto sobre ligação de fibra ótica. 😉

  12. Ricardo says:

    Download: 123.94 Mb/s
    Upload: 8.16 Mb/s

  13. Hugo says:

    214Mb down – 22 Mb up fibra vodafone

  14. Henrique says:

    Eu gostava de saber onde é que foram fazer essas medições… para chegar a uma média nacional de 10.6, não devem ter ido para a minha zona medir em todas as casas com internet! eu pago 12 Mbs, se não estou em erro, e nem 1.5 tenho! Medido pelo site da Anacom. As medições devem ser feitas dentro dos escritórios da empresa, ou dentro das grandes cidades. venham para o campo receber internet por cabo de cobre e vejam a desgraça que é!!!! Estamos no país das assimetrias uns com 120 outros com 1.2!!!!!!!!! enfim, grandes lucros empresas de telecomunicações é o que fazem.

    • int3 says:

      Este comentário foi removido.

      • Carlos Duarte says:

        int3, não sei até que ponto tens razão.. Se só tem ADSL porque é que ‘não sabe escolher’ ? A zona dele pode nem ter cabo nem fibra.. E a verdade é que a disparidade entre malta com 1Mbit e 200Mbit é muito grande!

        • henrique says:

          Marcelo, pela sua resposta devo ter sido mal tratado… mas isso a mim não me interessa. o que interessa é os Srs das operadoras e das infraestruturas estão-se borrifando que eu esteja numa zona onde só tenha adsl e não haja fibra para apresentar a factura ao final do mês. porque acho que estou a pagar mais do que se tivesse fibra!!!! Obrigado pela sua ajuda

          • Carlos Duarte says:

            Pois, infelizmente as operadoras só fazem investimentos em infraestruturas se houver gente suficiente para dar retorno financeiro… Mas pelo que ouço cada vez mais a fibra/outros estão a chegar a mais sítios! Boa sorte para o seu caso. Um abraço

  15. Raul says:

    A malta a falar em Megabytes e eu só ainda vou nos Kilobytes. Estou certamente a prejudicar essa média, mas calma que quanto ao pagamento sou capaz de ganhar a maior parte daqueles que estão aqui!

  16. Miguel Monteiro says:

    215Mb download
    23Mb upload

    Valores fixos

    Vodafone Fibra

  17. Jorge says:

    Eu sou cliente ip tv meo adsl, velocidade contratada até 24 mbps, só tenho uma box, quando a desligo consigo chegar aos 13.5 mbps, o que quanto a mim para adsl e tendo em conta a distância da central é excelente. Com a box ligada por vezes chego aos 11. o que também é satisfatório, mas bom mesmo seria fibra!

  18. Yaca says:

    Enquanto não for permitido que a empresa que investir em infraestruturas, possa usufruir durante alguns anos, sem a concorrência colocar os seus clientes. Menos investimento haverá. É lógico que todos esperam que uma delas crie a rede para os outros lá colocarem os seus clientes.

  19. vtluis says:

    Velocidade média de acesso à Internet é de 10,6 Mbps?????? é para rir

  20. Vjesus says:

    Eu tenho no contrato 24Mb e se receber 3Mb é o muito…

    • Rafael says:

      Alguem sabe por razão no me pc na parte do ethernet status speed desceu para 100 mbps quando inicialmente era 1 gbps? Este problema afeta diretamente a velocidade, assim tenho que me contentar com os 100 mbs em vez dos 200

  21. Victor says:

    Eu, contratados 24MBs e efectivos 1,8MBs, aqui fixo só existe adsl da meo e estou a 3 Km de Vila do Conde!

  22. MLopes says:

    há uma análise muito importante que parece que continua a não ser feita, a comparação da velocidade média de acesso com a da velocidade média contratada pelos consumidores.
    decerto que teríamos dados para pensar…

  23. JMC says:

    215Mb reais de download 11 de upload (Vodafone Fibra)

  24. Mario says:

    Velocidades decentes de upload é que nada 🙁

  25. JP says:

    Esse comparativo com a Espanha, é demasiado ‘provinciano’. Mais se parece com (“..pode ser um pastel de bacalhau.” – Pastéis de bacalhau não temos.. – “então vai um copinho de vinho branco”).

    Comparativo com Espanha, ligando ao mesmo server em Lisboa (básico e sem valor técnico):
    https://twitter.com/JP_127_0_0_1/status/672092048443449344

    Algumas respostas, mereciam um comentário individual. Na impossibilidade de o fazer, deixo-vos apenas com um breve situação vivida na 1ª pessoa.

    Exemplo:
    Ligação FTTH 50Mbs da Vodafone Portugal, hoje num download de actualização de Kernel (rotina habitual 850KBs):
    https://twitter.com/JP_127_0_0_1/status/677476761848979456

    *Participação embora sumária, “Qual a velocidade de Internet que tem disponível em sua casa?”

  26. vector says:

    Não me posso queixar dos 130Mb/Down 8Mb/Up reais que a NOS manda lá pra casa.

  27. Arkop says:

    e eu a reclamar dos meus 30mb que muitas vezes fica por 3 quando eu mais preciso.

  28. Pedro says:

    Eu a pagar 12Mb/s e só a receber 1Mb/s… O mais triste é que se estiver mau tempo se chegar a 700Kb/s é bom…
    TV Paga haha, se chove a unica coisa que vejo na TV é “Sinal Fraco”

    6 anos a reclamar… e os cabr*** a engordar…

  29. carlos says:

    Faço parte dos 15% ( abaixo dos 4mb)

  30. Homo Erectíssimo says:

    Só peço a Deus é que,quer a MEO,quer a Vodafone,ou até a NOS,tenham disponíveis em campanha,tarifários de 200 Mb/20 Mb,de fibra óptica,a partir do mês de Abril do próximo ano de 2016,que é quando acaba a minha fidelização.De fibra óptica,atenção !! É que fico logo cliente,seja com quem for,nem que seja por 24 meses !! Já vi aqui pessoal com comentários a dizer que superam estes valores na Vodafone Fibra,e eu até fico com inveja,podem crer !! Que sonho,200 Mb de download e 20 Mb de upload !! Ai se eu pudesse ter aderido naquela campanha que a Vodafone propôs a novos clientes até ao fim do passado mês de Setembro em que oferecia estas velocidades,meu Deus !! Ó Vodafone,faz de novo esta campanha em Abril do próximo ano que ganhas logo,mas é que é logo,um novo cliente !!

  31. Tico says:

    Petição para se acabar com as falhas de estado na ANACOM / http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT80512

  32. Jose Alberto says:

    Gostaria de perceber uma situação:
    MBps=megabytes por segundo
    Mbps=megabits por segundo
    Nota:a diferença do B maiúsculo ou Minúsculo define se é Byte ou bit por segundo
    Qual a razão das operadoras colocarem nos contratos Mbps e dizerem que é por ex.100 megabytes por segundo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.