Há mais um acidente a envolver um carro da Tesla e desta vez aconteceu em Portugal. De acordo com as informações, o carro despistou-se na EN-17, em Oliveira do Hospital, acabando por embater numas árvores já fora de estrada.
As informações não são muitas mas há uma publicação no Facebook, de um outro condutor que revela o que viu. Segundo o que foi publicado:
…vi que o senhor em questão iria a ultrapassar outro veículo e o carro entrou em despiste para o lado esquerdo da via..
Não me apercebi ao certo do que aconteceu somente que o carro guinou para o lado errado tal como pude constatar com o condutor após ele ter saído do veiculo o discurso foi apenas ultrapassei e não sei o que se passou mas o carro guinou ou fugiu para o lado que não devia… Não entrei em pormenores como é óbvio já chega o susto e o azar do senhor …
Quanto ao condutor, as testemunhas do acidente dizem que estava bem, sem aparentes ferimentos.
Atualização da notícia: De acordo com as informações obtidas pelo Pplware, tratou-se simplesmente de um erro humano. Ao que nos foi informado, o condutor adormeceu ao volante. A GNR de Oliveira do Hospital tomou conta da ocorrência.
Sabe-se também que iam duas pessoas no automóvel e que estas não sofreram ferimentos.
Informações do ocupante (filho do condutor).
De acordo com informações prestadas pelo ocupante, que contatamos, o carro simplesmente despistou-se porque o condutor adormeceu e acabou por parar na valeta. O autopilot estava desligado e tratou-se apenas de um erro causado pelo cansaço.
“O carro guinou quando o meu pai adormeceu. Saiu para onde estava virado”
A polícia esteve no local tendo tomado conta da ocorrência.
Informações adicionais
Um carro com tanta tecnologia não devia ter alertado?
- Ele treme o volante quando se passa uma linha de marcação sem pisca. Naquele caso, a linha era já a que separa a estrada da berma. O carro também apita para alertar para uma eventual colisão frontal.
- O carro curva e trava na perfeição. Ele “guia-se” pelas linhas da estrada e pelo GPS.
Nota Editorial
Antes de mais, e apesar de ter sido um acidente, há boas noticias pois do acidente não resultou qualquer ferimento para os ocupantes. Tanto as imagens como a informação deste artigo foram obtidas a partir de um relato que apareceu na rede social Facebook, de uma pessoa que revelou ter falado com o condutor (entretanto confirmado por um dos ocupantes do veículo).
Quanto à questão da marcação da estrada é perceptível numa das imagens que há pelo menos a marcação junto à berma, no entanto, como referido anteriormente, essa é a linha que separa a estrada da berma… logo o alerta do veículo em pouco poderia evitar o acidente. Segundo um dos ocupantes do veículo, não há marcações centrais.
O Pplware não disse que a culpa foi do autopilot como muitos insinuaram! O que foi referido é que “provavelmente poderia estar associado a essa funcionalidade”… admitimos que possa não ter sido a melhor palavra para enquadrar o assunto. Segundo proprietários da marca, o autopilot não funcionaria naquele cenário a menos que existisse um problema de programação/software.
Quanto à Tesla, conhecemos bem o seu valor e a importância para o mundo de hoje e do futuro. Relativamente ao acidente, apesar dos estragos, ainda bem que não houve feridos. Lamentamos, no entanto, o facto de tal ter acontecido.