A cada hora que passa, o número de casos com a variante Ómicron aumenta no mundo. Ontem o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) já tinha confirmado a existência de 13 casos em Portugal desta nova variante.
De acordo com informações recentes, a Ómicron colocou2 56 pessoas em isolamento.
Ómicron: Hospital Garcia de Orta vai encerrar temporariamente dois serviços
A TSF apurou que há 56 pessoas em isolamento devido a este caso da nova variante. Urgência pediátrica e consulta externa do Hospital Garcia de Orta estarão encerradas durante 14 dias.
Segundo o Hospital Garcia de Orta (HGO), os dois serviços encerram temporariamente a partir das 22:00 devido a um caso confirmado de COVID-19, num profissional de saúde, em funções no hospital e ligado ao surto já conhecido da variante Ómicron em Portugal.
A TSF apurou que, até ao momento, o único caso positivo foi o que deu origem a este alerta. Trata-se de um médico pediatra que preste serviço na B SAD, mas que faz serviços na unidade hospitalar de Almada.
Tal cenário obrigou ao isolamento de 28 profissionais de saúde e de 28 crianças que estiveram na ala pediátrica. Todas as 56 pessoas que tiveram o contacto de risco vão permanecer em isolamento profilático durante 14 dias.
A variante Ómicron do coronavírus tem um grande número de mutações genéticas, algumas das quais preocupantes, e dados sugerem um risco acrescido de reinfeção por comparação com outras variantes do virus SARS-CoV-2.