Pplware

Portugal: Níveis de ozono batem recordes! Partículas com níveis elevados

Apesar do ozono respirável não ter ultrapassado qualquer valor crítico até ao início de agosto, agora tudo mudou.

De acordo com a Associação Zero, os níveis de azoto bateram recordes do século no passado fim de semana e as partículas registaram também níveis elevados.


O ozono respirável é um poluente secundário que se forma a partir de outros poluentes como os óxidos de azoto (emitidos pelo tráfego rodoviário e pela combustão na indústria) e os compostos orgânicos voláteis (emitidos pelo tráfego rodoviário e também por determinado tipo de espécies florestais).

De acordo com a legislação há dois limiares de informação obrigatória à população:

Segundo a Associação Zero, dois recordes foram atingidos recentemente:

Durante o episódio de poluição neste início de agosto, as concentrações mais elevadas de ozono registaram-se na estação de Monte Velho, em Santiago do Cacém, tendo-se verificado, no dia 4 agosto, sábado, 11 horas acima do limiar de informação, 9 das quais acima do limiar de alerta.

Partículas também atingiram valores muito elevados em todo o país 

Ainda de acordo com a Associação Zero, a influência dos ventos de Norte de África e incêndios foram a origem para valores elevados no que diz respeito a partículas.

No que respeita às partículas inaláveis (PM10), o número de ultrapassagens aos valores-limite diários (50 mg/m3) foi muito expressivo.

Enquanto que no dia 2 de agosto, quinta-feira, o valor-limite diário apenas foi ultrapassado em duas estações de monitorização, na sexta-feira já se verificaram ultrapassagens da média diária em 15 estações de monitorização, aumentando para 35 no sábado dia 4 de agosto, atingindo-se no pior dia, domingo, 5 de agosto, ultrapassagens do valor-limite diário em 38 estações de monitorização das 45 com dados disponíveis em Portugal Continental, havendo depois uma diminuição progressiva nos dias seguintes.

O valor horário de partículas mais elevado registado foi no início da manhã de terça-feira, 7 de agosto, em Portimão, associado à influência do incêndio de Monchique. O valor-limite diário mais elevado verificou-se domingo, 5 de agosto, em Setúbal, na estação de monitorização de Quebedo.

Via Zero

Exit mobile version